No último fim de semana, entre 19 e 22 de outubro, a Feira dos Campeões Comer & Beber 2023 levou 5 000 visitantes ao Espaço ARCA, na Vila Leopoldina. Era uma galera com muita disposição e apetite para provar receitas de dezenove premiados e finalistas de restaurantes, bares e comidinhas do guia gastronômico anual da Vejinha. A lista se completou com um visitante especial de Belo Horizonte, o vigésimo participante.
Na quinta-feira (19), as portas foram abertas às 16h, com happy hour movimentando o boteco número 1, De*Primeira, onde se saboreavam ótimos petiscos e batidas. No jantar, foi inaugurado — só para convidados — o restaurante VEJA SÃO PAULO, montado com exclusividade para a feira.
Nessa primeira noite, foi servido menu degustação preparado pelos premiados Mario Panezo (chef revelação), do Feriae, Tatiana Szeles (chef expresso), do Marcha e Sai, e Kazuo Harada (chef do ano), do Kazuo. Apreciaram as receitas especiais personalidades como o hairstylist Marco Antonio de Biaggi e a apresentadora Maria Cândida.
O movimentado almoço de sexta ficou marcado pelas diversas mesas cobertas por embalagens vermelhas de metal no salão — a lata redonda com tampa funciona como tigela para o talharim ao queijo do reino com filé ao molho ou cogumelos da chef Mariana Pelozio, do Duas Terezas, o melhor restaurante bom e barato.
Embora essa receita tenha sido um sucesso, mais uma vez, o prato mais vendido do evento foi o filé com aligot, criação de Alex Atala para o D.O.M., que mantinha um estande junto ao Dalva e Dito, restaurante de comida brasileira comandado pelo manauara José Guerra Netto.
Mas neste ano, em número de itens, o restaurante ficou pouco atrás do Bardega, grande campeão de vendas com uma seleção de vinhos entre tintos, brancos e rosés, incluindo um espumante e um vinho fortificado alemão. O público formava filas para acompanhar a máquina italiana Enomatic — que guarda as garrafas mantendo temperatura e características da bebida intactas — antes de sair com a sua taça preenchida.
Para embalar a noite, subiram ao palco Simoninha, Leo Maia e Luiza Possi. O trio, com o nome de Os Filhos da Música, entoou hits da MPB, fazendo a plateia dançar com Do Leme ao Pontal e Olhos Coloridos e se refrescar com drinques do Picco, o melhor bar de drinques da cidade, comandado pelo bartender campeão Lula Mascella.
O jantar especial ficou a cargo de Onildo Rocha, chef do brasileiro bicampeão Notiê — Priceless, e teve como convidados o cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e a diretora da Atout France na América do Sul, Caroline Putnoki.
O fresquíssimo tartare de atum com pimenta gochujang, arroz, ovas e alga do asiático Kazuo foi ideal para dar início ao sabadão. O estande do chef do ano, Kazuo Harada, atraía a curiosidade dos passantes por receitas pouco comuns em terras paulistanas vindas do Sudeste Asiático e Extremo Oriente.
Não raro, via-se Diego Sacilotto, da La Crosta Forneria, distribuindo pizzas individuais de massa elástica pelo espaço. Luiz Filipe Souza, do premiado Evvai, que neste ano ficou com o título de melhor cozinha de autor e levou as cinco-estrelas máximas do guia anual COMER & BEBER, foi o responsável pelo menu em quatro etapas do restaurante exclusivo, que teve harmonização de vinhos feita pelo Bardega, como aconteceu em todas as refeições servidas.
Deram pinta na ARCA os ex-masterchefs Stephanie Etzel, Wilton Duarte e Clarisse Duarte, que não são parentes apesar de terem o mesmo sobrenome, na companhia do chef Toshi Akuta, do Otoshi Izakaya. Quem também visitou foi o tiktoker Bernardo Soares, conhecido pelo perfil Reviews do Mustache. Estava na companhia da namorada, a psicóloga Céres Albé, a Cessinha.
O céu azul e o sol brilharam no domingo agitando o espaço. A premiada sorveteria Pine Co. passou o dia com filas de pessoas atrás dos ótimos gelados. “Tivemos que buscar mais produto na loja”, revelaram os irmãos Lee, à frente do negócio. O croissant coberto por sorvete do próprio folheado do Evvai chamou a atenção do público e virou hit. E o pappardelle nido com cogumelo trifolati, que fará parte do menu do Trattorita, nova casa do mesmo grupo a ser inaugurada na primeira quinzena de novembro, acabou rapidinho.
Movimentou multidões a chegada do masterchef Erick Jacquin, que distribuiu macarons em frente ao estande do restaurante Président, antes de assumir os fogões do almoço exclusivo que contou com convidados como a cantora Mônica Salmaso, acompanhada do marido, o flautista Teco Cardoso, e o filho Théo, mais o ator Juan Alba.
O espaço semiaberto, onde ficavam a La Crosta Forneria, a Z Deli Sandwiches, o Tantin e a grelha do Osso, bombou com crianças brincando e pais saboreando bife de chorizo com farofa, um dos destaques do restaurante de carne número 1 da cidade.
O dia chegou ao fim com um animado show do grupo Sambô, que levou todos à pista com versões em samba e pagode de clássicos como Xote da Alegria. Domingo também foi dia de receber os confeiteiros Lucas Corazza e Paulo Machado, a especialista em chá Carla Saueressig e Vó Tutu, que recebeu o título causa social do COMER & BEBER pelo trabalho que desenvolve na Vila Brasilândia, distribuindo de segunda a sexta 2 000 pães para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Mas não pense que a festa da gastronomia paulistana acaba aí. A partir de 14 de novembro tem início o Circuito Comer & Beber, que reunirá trinta estabelecimentos entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas na capital com menu e combos imperdíveis.
A Feira dos Campeões Comer&Beber tem patrocínio de JBS, BRB/Visa, Rappi, Baden Baden (a cerveja oficial do evento) e Codemge. Apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, Nespresso, Le Creuset e Hellmanm´s. Parceria com a rede hospitalar Sancta Maggiore, do grupo Prevent Senior, Águas da Prata, Anhembi Morumbi, Thermomix, Camicado, Rei da Cutelaria e ARCA. Bilheteria oficial ticket360.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android