Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Evvai conquista cinco-estrelas e leva o prêmio de cozinha de autor

Com um menu soberbo, o restaurante do chef Luiz Fillipe Souza é laureado pela primeira vez como o número 1 na categoria pelo Comer & Beber 2023

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2023, 17h39 - Publicado em 28 set 2023, 22h54
Um prato fundo branco com totellini e caldo dentro sobre uma mesa de concreto.
Tortellini: recheio de pato no caldo de tucupi (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

A arte de se aprimorar. Assim pode ser definido o trabalho de Luiz Filipe Souza, à frente de uma equipe de 28 pessoas no Evvai. No restaurante autoral de matriz italiana e diálogo com produtos brasileiros, o cozinheiro de 34 anos faz receitas cada vez mais refinadas e já tinha sido reconhecido por este guia anual como chef revelação em 2018.

+ Comer & Beber 2023 | Os melhores restaurantes do ano

Há pequenas e sutis modificações no caro menu degustação em catorze etapas (R$ 737,00), que o tornam soberbo. A primeira delas é o couvert, antes oferecido no meio da refeição, como fazem os endereços da Espanha que se julgam modernos.

O pão de mandioca com manteiga de maracujá, de acidez maravilhosa e cor linda, mais requeijão noisette, veio para a comissão de frente. Também está no ponto de partida o pão de queijo de Araxá coberto por uma fatia de culatello da Curiango.

+ Conheça todos os estabelecimentos premiados pelo guia

Continua após a publicidade

+ Descubra os endereços favoritos do público

Como tortinhas montadas em cestos de massa delicada e colorida com tintas naturais chegam as combinações de beterraba, ricota e pimenta murupi, de muçarela, couve-for e anchova, de aspargos, wagyu e pimenta-de-cheiro, de mandioquinha defumada, truta e cúrcuma e de siri catado, caramelo de koshô e spirulina azul.

Item obrigatório no menu, a bomba de vieira preparada na gordura de pato em massa cravejada de quinoa está absolutamente deliciosa nesta versão. No camarão com chuchu, variação de um clássico da culinária carioca, o crustáceo de águas profundas carabineiro ganha três versões: um caldo da cabeça levemente gelatinoso e frio com especiarias e limão-taiti, um tartare com a cabeça, ftas de chuchu e espuma (único item com sal um tanto acima) e um espeto com a carne na tapioca crocante.

Continua após a publicidade

Seguem-se ainda o alho-poró em crisps e cozido ao molho de castanha-do-pará, uma espetacular xícara de cappuccino de conchas com ostra ao molho hollandaise de marisco, o peixe olho-de-boi ao molho de moqueca de tomate e tomate com framboesa picadinhos, o linguine frio ao molho de tangerina com sorbet de cupuaçu, o tortellini de pato num marcante caldo de tucupi ao lado de presunto da ave e a costela feita na forma de barreado paranaense com abóbora e farinha de mandioca ovinha do Uarini.

Tem também queijo com méis nacionais e doces tentadores como cremino de pistache com chocolate e uma torta foresta preparados pela confeiteira Bianca Mirabili. Merece atenção especial o trabalho do sommelier Marcelo Fonseca.

São tantos os predicados da degustação proposta por Luiz Filipe e equipe, que o Evvai recebe as cinco estrelas máximas de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.

Continua após a publicidade

Evvai
Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano, tel. 3062-1160. 
Das 19h às 21h30 (fecha domingo). 

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2023, edição nº 2861.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade