Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Tatiana Szeles, com uma pitada de atrevimento, leva o prêmio chef expresso

A cozinheira que fatura a nova categoria em Comer & Beber 2023 faz pratos harmoniosos no Marcha e Sai

Por Cintia Oliveira
Atualizado em 4 out 2023, 15h54 - Publicado em 28 set 2023, 22h09
Mulher com avental verde com as mãos na cintura sorri para a foto. Ela está dentro de uma cozinha.
Tatiana Szeles: chef expresso do ano (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

De terça a sábado, Tatiana Szeles, 47, dá expediente numa cozinha de apenas 7 metros quadrados em Higienópolis. Pouco espaço? Ela ainda divide essa área diminuta com a auxiliar Rejane Pereira da Silva, a mesma desde a inauguração, para preparar maravilhas culinárias servidas num salão também apertadinho com quatro mesas e oito banquetas junto a um balcão-janela.

+ Comer & Beber 2023 | Os melhores endereços de comidinhas do ano

Com uma trajetória notável iniciada em 1997, a profissional paulistana deu os primeiros passos profissionais no extinto restaurante Filomena, auxiliando o titular que vem a ser ninguém menos do que Alex Atala, do D.O.M. Para se aperfeiçoar, foi para Nova York, onde cursou o French Culinary Institute (FCI).

Um tempo depois, bandeou-se para a Espanha para estagiar nos restaurantes estrelados Guggenheim e Mugaritz. Também esteve no comando do Boa Bistrô, nos Jardins, de culinária moderna, até o fechamento, em 2012.

+ Conheça todos os estabelecimentos premiados pelo guia

Continua após a publicidade

O Marcha e Sai, premiado na categoria refeições rápidas, é seu projeto mais pessoal. No início, tinha metade do tamanho atual e comia-se literalmente na rua, um problema em dias de chuva.

Em vez de menu clássico, as receitas são fixadas diariamente num desses cardápios de parede com letras de plástico e recitadas por Mara Prado Cortes, responsável pelo atendimento e sócia de Tatiana.

+ Descubra os endereços favoritos do público

Continua após a publicidade

Os pratos surpreendem pela harmonia dos ingredientes. São receitas muitas vezes clássicas, mas com um toque muito particular de sua autora. Um dia pinta o filé-mignon ao molho de gorgonzola e wassabi (R$ 68,00), noutro, há brandade de bacalhau com um inusitado caldinho de feijoada (R$ 65,00) — pode acreditar: dá certo. “Minha empolgação por sabores é a mesma de quando eu comecei”, reforça ela.

Por preparar uma ótima comida, bem temperada e sempre com uma bem-vinda pitada de atrevimento, Tatiana recebe o título inédito de chef expresso. Ah, se você estiver na fila e ouvir um vozeirão de barítono conhecido da música, é ele, sim. Arnaldo Antunes costuma comer com frequência por lá.

Leia a resenha sobre o Marcha e Sai.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2023, edição nº 2861.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

 

Publicidade