Festival do Sake chega à terceira edição
Evento organizado por Fabio Ota, condecorado no Japão, terá dois workshops gratuitos
Uma das maiores honrarias do mundo do saquê foi atribuída ao importador Fabio Ota, da Mega Sake, em 26 de setembro. Ele viajou a Quioto, antiga capital do Japão, para receber o título de Sake Samurai. “Hoje, são 101 no mundo e fui o centésimo”, diz sobre a premiação iniciada há dezoito anos, ele que é o segundo brasileiro a receber a distinção — em 2015, foi condecorado Alexandre Iida, da Adega de Sake.
“Os próprios produtores de saquê, mais especificamente a Japan Sake Brewers Association Junior Council, formada por jovens, têm de identificar pessoas no mundo que fazem um trabalho de divulgação da bebida com um alcance importante. Daí, um dos membros desse board submete o ‘case’ para a aprovação. Nesse ano, quatro receberam o título. Fui o único não japonês”, explica Ota.
Um dos maiores divulgadores da bebida fermentada de arroz em São Paulo, o empresário organiza a terceira edição do Festival do Sake. A programação inclui dois workshops gratuitos destinados ao público em geral no Nikkey Palace Hotel (Rua Galvão Bueno, 425, Liberdade).
No primeiro deles, marcado para quarta (22), 15h15, Fábio Dias, bartender do Fel, no Centro, tem como tema o sake na coquetelaria: muito além da sakerinha. Serão degustados cinco tipos e, na sequência, haverá a demonstração de cinco drinques.
Autor do livro The Sake Book e presidente da Japan Sake Exports Association, Haruo Matsuzaki, ministraria um workshop, que prometia ser dos mais concorridos. Por problemas de saúde, não virá mais à cidade. O próprio Ota e a sommelière Andréa Machado darão a aula com degustação Sake de Norte a Sul: uma viagem pelas principais províncias e indicações geográficas do Japão, na quinta (23), também às 15h15. As inscrições devem ser feitas pelo site da Sympla.
Para os fãs da bebida trazida pela Mega Sake, além de exemplares encontrados na carta de restaurantes como Evvai (Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano, telefone 3062-1160. Tem acessibilidade) e D.O.M. (Rua Barão de Capanema, 549, Jardim Paulista, telefone 3088-0761. Tem acessibilidade), estão disponível em máquinas especiais para doses no Sushiguen (Rua Manoel da Nóbrega, 76, Paraíso, telefone 5461-0787. Tem acessibilidade), no izakaya Yorimichi (Rua Otávio Nébias, 203, Paraíso, telefone 3052-0029. Tem acessibilidade), em uma loja própria (Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1416, Jardim Paulista) e na premiada Amay Patisserie (Rua Cubatão, 305, Paraíso, telefone 3887-7966), a confeitaria número 1 da cidade por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, de Aya Tamaki, esposa de Fábio.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de novembro de 2023, edição nº 2868
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android