Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

O anúncio do melhor restaurante da América Latina será no Brasil

Pela primeira vez, o país é sede da premiação internacional de gastronomia 50 Best

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 jun 2023, 00h26 - Publicado em 31 Maio 2023, 18h28
Chefs de cozinha brasileiros reunidos no tapete vermelho do evento 50 Best.
Reunião brasileira: chefs de endereços premiados na última edição, no México (50 Best/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois de uma década de existência, o prêmio 50 Best Restaurants da América Latina terá como sede uma cidade brasileira. Nesta quarta (31), o anúncio foi feito por Charles Reed, CEO da organização 50 Best, e por Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, capital onde acontecerá cerimônia. A data escolhida é 28 de novembro e o local, o Hotel Copacabana Palace.

Antes do Rio, a festa internacional da gastronomia ocorreu no Peru (Lima), no Argentina (Buenos Aires), na Colômbia (Bogotá) e três vezes no México (Mérida e Cidade do México), entre outros – durante a pandemia, uma cerimônia foi virtual e a outra uma retrospectiva. Para chegar aos ganhadores, os 300 votantes indicam restaurantes visitados nos últimos 18 meses com o dia da visita.

Os votantes, entre jornalistas especializados, chefs, restaurateurs e gourmets, são dos seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Na lista dos 50 melhores da América Latina lançada em 2022, ganham destaque sete endereços paulistanos: A Casa do Porco (4º), Evvai (14º), Maní (21º), Metzi (27º), D.O.M. (33º) Charco (35º) e Nelita (39º). Também figuramos cariocas Oteque (12º) e Lasai (20º) e curitibano Manu (46º).

Até o centésimo, encontram-se, de São Paulo, Kotori (65º), Fame Osteria (83º), Fasano (94º) e Corrutela (95º). Melhores ranqueados estão o Origem (52º), de Salvador, e Glouton (64º), de Belo Horizonte. O carioca Oro aparece em 95º.

Continua após a publicidade

“A realização da cerimônia de premiação no Brasil só pode ser positiva para a comunidade gastronômica, para o turismo e hospitalidade”, defende Rosa Moraes, presidente para o Brasil do The World’s 50 Best Restaurants e do Latam 50 Best Restaurants. “Além de estarmos recebendo chefs de toda América Latina, os eventos que se sucedem nestes dias unem as pessoas num espírito de celebração e colaboração, inspirando novas ideias, gerando buzz no setor da restauração e impulsionando o fluxo de negócios”.

No mesmo dia, também serão conhecidos outros vencedores nas categorias Latin America’s Best Female Chef Award, American Express One To Watch Award, Icon Award 2023, Estrella Damm Chefs’ Choice Award, Gin Mare Art of Hospitality Award, Latin America’s Best Pastry Chef, com patrocínio da República del Cacao, e Beronia Latin America’s Best Sommelier Award.

Prometem empolgar a categoria o painel de liderança de pensamento #50BestTalks da 50 Best. Esse encontro tem alguns dos chefs renomados internacionalmente debatendo temas relevantes da indústria do food service.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade