A quarta edição do festival acontece entre 29 de maio e 8 de junho com o tema “muito além da picância”. Doze restaurantes e bares elaboram um cardápio especial para o evento idealizado por Hugo Delgado, chef e proprietário do Obá Restaurante, nos Jardins.
+ Testamos cinco hambúrgueres do SP Burger Fest
Entre os endereços que participam com pratos picantes da entrada à sobremesa estão o Suri Ceviche Bar, Aconchego Carioca, Esquina Mocotó e Tordesilhas, onde será possível provar as receitas da chef Mara Salles por 110 reais. Aparecem sugestões como o chibé, que mistura água, farinha de mandioca, ervas da Amazônia e pimenta cumari do Pará.
+ Ceagesp promove Festival de Sopas
Além das experiências gastronômicas, o festival também oferece três aulas especiais. Na quinta (29), por exemplo, o chef e pesquisador Vítor Sobral fala sobre o tema “pimentas nos países de língua portuguesa”, das 18h às 19h, no restaurante Tasca da Esquina (90 reais).
Conheça abaixo todos os participantes e algumas das receitas de cada um:
■ Obá Restaurante: lulas e beterrabas assadas e salteadas com limão, laranja e toque de chile habanero com folhas verdes (34 reais); palmito assado e camarão salteado (62 reais) preparados com pimenta de cheiro, tucupi, coentro e acompanhados de beiju de tapioca e molho de pimenta cumari; cascada de chocolate (18,50 reais), um petit gâteau feito de chocolate mexicano com toque de várias pimentas secas em pó.
■ Condessa: gâteau de atum com aioli de ají amarela, brotos e chips de raiz de lótus (42 reais); cambuci grelhada com queijo manchego e farofa de avelã (38 reais); caldinho de tucupi com peixe e pimenta amazônica murupi (36 reais).
■ Suri Ceviche Bar: salada de berinjela, abóbora, endívias e cogumelos grelhados em caldo morno de bonito, limão siciliano e chipotle (18 reais); ceviche de peixe branco com pasta chinesa de pimenta e alho, óleo de gergelim, cebolinha, coentro e castanha-de-caju (32 reais); salteado de frutos do mar na manteiga de chilli serrano, arroz cremoso e patacones (38 reais)
■ Tasca da Esquina: cardápio fechado com quatro pratos por 99 reais. Estão no menu o creme de mandioquinha e couve flor com tartare de tomate e pimenta cambuci assadas e coentros; bacalhau pil pil com pimenta malagueta; frango na púcara com quiabos e pimenta cumari; e queijo da serra com geleia de tomate, gengibre e pimenta de cheiro.
■ Tordesilhas: por 110 reais é possível degustar a entrada, prato principal e sobremesa. Aparecem os pastéis de carne acompanhados de molhos de pimenta malagueta, bode com pequi e cumari verde; cambucis e lulas grelhados na chapa; e o chocolate com cupuaçu e pimenta de bode.
■ Na Cozinha: miniacarajés e miniabarás acompanhados de vatapá e camarão seco (31,50 reais); moqueca baiana (103,74 reais para duas pessoas) com peixe e camarão na companhia de pirão, farofa de dendê e arroz branco; e churros com geleia de pimenta (20,80 reais).
■ Samosa & Company: frango frito com pimentão, pimenta dedo-de-moça, malagueta com alho e gengibre (28 reais); cabrito cozido em molho de pimentas tipo e coco (42 reais); cubos de frango assado com pimentão, molho de cebola e tomate, temperado com paparica picante (39 reais).
■ Portal da Coreia: costela de porco guisada em gochujang (uma pasta fermentada de pimenta coreana), molho de soja e servida com batatas (33 reais); pedaços de tteok, uma massa de arroz com pasta de pimenta gochujang, massa de peixe e ovo cozido (33 reais).
■ Nama Baru: salada de lulas fritas, vegetais crocantes, amendoim, hortelã, coentro, coco e sweet chilli (38,80 reais); lulas grelhadas com pimenta vermelha chinesa e alho, arroz preto, amêndoas laminadas e ovo cozido no chá (53,35 reais); coxa de pato com curry vermelho, leite de coco, batata doce, cebola roxa, nirá, shitake, manjericão thai e semente de gergelim preto (45,80 reais).
■ Sanpo: pimenta shishito recheada com lombo de porco temperado e empanada (27 reais com 6 unidades); milanesa de porco com curry japonês, pimenta amazônica murupi na companhia de arroz e ovo frito (39 reais).
■ Aconchego Carioca: combo de pimentas dedo-de-moça recheadas de carne seca e requeijão, empanadas e fritas acompanhadas pela cerveja Coruja Labareda (R$ 35 reais).
■ Esquina Mocotó: o chef Rodrigo Oliveira estreia no festival lançando sua linha de molhos de pimenta com a marca Mocotó.
AULAS
- Pimentas nos países de língua portuguesa: com o chef Vítor Sobral no dia 29 de maio, das 18h às 19h, no Tasca da Esquina (90 reais)_logo após a aula acontece uma degustação de quatro pratos do festival com vinhos portugueses (165 reais)
- Chiles e pimentas: com a a mexicana Lourdes Hernández no dia 3 de junho, das 19h às 20h, no Suri Ceviche Bar (50 reais)
- Marinadas e conservas com as pimentas brasileiras: com a chef Mara Salles e seu mestre pimenteiro Zé Lima no dia 6 de junho, das 16h às 19h, no Tordesilhas (50 reais).
Veja abaixo dois eventos relacionados que também destacam a pimenta: