Vai ter mais uma edição de O Mercado, a primeira de 2015. Acompanho a feira desde a estreia em 21 de abril de 2012, quando os chefs Checho Gonzales e Henrique Fogaça mais a produtora cultural Lira Yuri se aventuraram em ocupar o pátio da Galeria Vermelho, que fica bem atrás do restaurante Sal Gastronomia, do próprio Fogaça. Puseram ali treze barracas de comidas e bebidas. O pequeno espaço não deu conta de abrigar a multidão que apareceu na porta. Só 1150 sortudos conseguiram cruzar o portão naquela noite para petiscar e beber, entre eles este repórter. Em apenas quatro horas, toda a comida desapareceu e garrafas alcóolicas ou não secaram por completo.
+ Rolando Massinha é proibido de trabalhar na Sumaré
Foi uma confusão de trânsito que parou o final da Avenida Paulista com a Rua da Consolação mais um trecho da Avenida Doutor Arnaldo. Vale lembrar que chovia naquela noite. Foi a primeira feira de comida de rua da cidade nesse molde e o trio fez história. Empunhava a bandeira contra uma legislação anciã e ranheta que não dá à comida de rua o espaço que ela merece, e estou falando aqui não destes ou de outros chefs, mas de gente muito simples que sobrevive com a venda de cachorro-quente, por exemplo.
+ Saiba como a primeira e histórica edição de O Mercado
Nesses mais de dois anos, O Mercado migrou para a área externa do Mercado Municipal de Pinheiros, onde Checho ocupou um dos box com a Comedoria Gonzales. Também percorreu diversos pontos da cidade, o mais recente deles o estacionamento da lanchonete Cadillac Burger, na Mooca.
Depois da parada no fim do ano, a primeira edição de O Mercado será agora neste domingo, 29 de março. Ao todo, são 25 participantes, alguns deles pela primeira vez como o Felix Bistrot (Granja Viana), que agora tem cozinha comandada por Luiz Emanuel. Outros, como o Bar da Dona Onça, de Janaína Rueda, são veteranos e fazem parte do time desde a estreia.
Conversei com Checho, que conta que o próximo passo é fugir do eixo central e partir para os extremos da cidade. Embora já haja um namoro com quatro municipais, por enquanto estão fechados apenas São Miguel Paulista e Santo Amaro. “Queremos ocupar o subúrbio”, diz. É isso aí. Salve periferia!
Esta edição do mercado acontece neste domingo, 29 de março, no Mercado Municipal de Pinheiros, das 12h às 20h (ou até esgotarem os estoques). Aceita cartão de débito ou dinheiro como pagamento e entrada é de graça
+ Receita: cheesecake de Nutella
Antes de sair de casa ou lá mesmo na feira, consulte no celular o cardápio abaixo com os pratos de todos os 25 participantes. E o melhor, os preços.
Assim, você sabe exatamente quanto vai gastar. O item mais caro pode custar no máximo 18 reais.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.