Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Picchi conquista primeira vitória e as cinco-estrelas do Comer & Beber

Com dois primorosos menus de alta gastronomia, o restaurante dos Jardins vai ao topo na edição de 2023 do prêmio

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2023, 17h35 - Publicado em 28 set 2023, 22h58
Prato branco com peixes em cima de mesa de madeira.
Espaguetine: com bisque de camarão carabineiro, ovas de salmão e crocante da casca do camarão (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Desde que montou com a empresária Dora Zarzur o restaurante com seu sobrenome, o Picchi, no térreo do Hotel Regent Park, no Jardins, o chef Pier Paolo Picchi vem elaborando um receituário italiano extraordinário, que chega ao auge depois de quase uma década, com a primeira vitória no guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023/2024.

O cozinheiro propõe um soberbo menu clássico de seis etapas (R$ 583,00) em contraponto a uma degustação autoral em doze (R$ 891,00), que toca no sublime.

+ Comer & Beber 2023 | Os melhores restaurantes do ano

Das receitas tradicionais, algumas delas encontradas no cardápio regular, merecem mais reverência o crudo de peixe, que pode ser pescada-cambucu ou robalo ao molho putanesca com alcaparrinha, azeitona preta, azeite e aliche, o tortelli recheado de cotechino sedoso ao creme de queijo parmesão e molho roti e a formidável pancetta com lula e vegetais.

+ Conheça todos os estabelecimentos premiados pelo guia

Continua após a publicidade

+ Descubra os endereços favoritos do público

Arrebatadora, a sequência criativa — vale lembrar que Picchi fez parte das equipes dos restaurantes espanhóis Arola e Mugaritz no auge da vanguarda culinária — traz pratos memoráveis como a emulsão ou espuma de alhoporó com um cubo da hortaliça e uma ova de bagre, a combinação de um osso com tutano coroado por lulinhas tenras e banhado por molho de alho e salsinha, o espaguetini com camarão-carabineiro, sua bisque suave e um crocante feito com a casca para esfarelar com as mãos mais ovas de salmão, o lagostim grelhado que descola da casca e vem com bottarga e a royale de coelho cozido recheada de espinafre ao molho da própria carne.

Também impregna a memória do paladar o creme de queijo mascarpone com morango em cubos cozidos na laranja com sorbet de açaí e crocante da fruta amazônica, uma maravilha sem açúcar.

Continua após a publicidade

São tantos os predicados do Picchi que o restaurante conquistou sua quinta estrela máxima do COMER & BEBER.

Picchi
Rua Oscar Freire, 533 (Hotel Regent Park), Jardim Paulista, tel. 3065-5560. 
Das 12h às 15h e das 19h às 23h (domingo só almoço; fecha segunda). 

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2023, edição nº 2861.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade