Liberdade: maior comunidade japonesa fora do Japão
Local é repleto de lojas de produtos orientais, cosméticos e comidas típicas
O nome faz referência à abolição dos escravos. A região já foi conhecida como Campo da Forca onde os escravos eram executados e, depois de mortos, considerados “livres”. Hoje, a região abriga a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão (há também chineses e coreanos). É cheia de luminárias e jardins de inspiração oriental. Há também diversas lojas de produtos orientais, cosméticos, comidas típicas, roupas e acessórios. Especialmente na Rua Galvão Bueno.
*Dica: aos sábados e domingos, das 9h às 18h, acontece a tradicional “Feirinha da Liberdade”. São cerca de 250 barracas que oferecem de artesanatos a pratos da culinária oriental.
Comer e Beber
Restaurantes
Lamen Kazu
A estrela é o lámen (variação do espaguete), considerado um dos pratos mais populares e mais consumidos no Japão (apesar de ter surgido na China).
Rua Tomás Gonzaga, 51 (a 200 metros da Rua Galvão Bueno)
Taizan
Tudo é muito bem cuidado. No cardápio trilíngue, encontram-se fígado de frango ao molho agridoce apimentado e picadinho de carne de porco com pimentão-verde e broto de feijão.
Rua Galvão Bueno, nº 554
Bares
Santa Madalena
O bar serve o ótimo chope artesanal Van Eyck (350 mililitros), fabricado sob encomenda por uma microcervejaria em Pinheiros. Abre às 19h.
Rua Santa Madalena , 27 (a 1 quilômetro da Rua Galvão Bueno)
Karaokê Choperia Liberdade
A decoração brega é um dos atrativos do local, que existe desde 2003. A atração principal, claro, é o karaokê.
Rua da Glória, 523 (a 300 metros da Rua Galvão Bueno)
Comidinhas
Doceria Alteza
É superquerida pelos moradores da região central. Feitas diariamente em mais de vinte sabores, suas boas musses garantem um entra-e-sai constante.
Rua Américo de Campos , 36 (a 500 metros da Rua Galvão Bueno)
Bakery Itiriki
A padaria no burburinho da Liberdade e se destaca por suas especialidades com toques orientais.
Rua dos Estudantes , 24 (a 500 metros da Rua Galvão Bueno)