Avatar do usuário logado
OLÁ,

Onde encontrar ótimos queijos feitos em São Paulo

Lojas da capital oferecem laticínios de qualidade produzidos no interior do Estado

Por Helena Galante
Atualizado em 20 jan 2022, 10h24 - Publicado em 21 mar 2014, 18h53
IMG_4770
IMG_4770 (Ricardo DAngelo/)
Continua após publicidade

Parece Minas Gerais. Ao sair da Rodovia Fernão Dias e seguir por um desvio de chão batido chamado Estrada da Terra Preta, as plaquinhas improvisadas de madeira com a indicação “vende-se queijo” começam a surgir.

 

A associação direta com Minas ocorre pela fama (inegável, uai!) do Serra da Canastra e do Serra do Salitre, entre outros exemplares tradicionais provenientes daquele estado. Mas não se engane. A saída do quilômetro 3 dessa rodovia termina bem no interior de São Paulo, em Joanópolis, onde fica o Capril do Bosque — um dos melhores produtores de queijo de cabra do Brasil.

 

Continua após a publicidade

Longe de ser bairrismo, o reconhecimento da qualidade é fruto de anos de um trabalho de pesquisa na fazenda. À frente da propriedade, Heloisa Collins começou a atividade de criação de animais quase duas décadas atrás, com apenas um casal de matrizes. Com o leite de sabor intenso, deu início à produção seguindo o protocolo de livros europeus. “No Brasil, não existia a tradição de elaborar queijos finos”, conta dona Helô, enquanto caminha pelo pasto e faz carinho em alguns dos sessenta dóceis bichos (só 25 dão leite a cada temporada).

Após a aposentadoria da carreira acadêmica na PUC-SP, há quatro anos, a ex-professora de inglês e linguística investiu para transformar o hobby em negócio. Ela criou uma linha de sete produtos, inicialmente registrados numa licença municipal e, desde abril do ano passado, aptos a ser comercializados em todo o estado. Aqui na capital, restaurantes italianos conceituados, como o Attimo, na Vila Nova Conceição, a Casa Europa, no Jardim Paulistano, e o Piselli, no Jardim Paulista, incorporaram ao menu seus tipos azuis e os de mofo branco, como o camembert.

00CX4492
00CX4492 ()

Desde o fim do mês passado, os paulistanos contam também com uma loja onde é possível encontrar os produtos do Capril do Bosque, entre outras variedades nacionais. Nascido como site para encomendas, o Mestre Queijeiro abriu as portas num salão de 70 metros quadrados, em Pinheiros. O sócio Bruno Cabral, especialista no assunto formado em Barcelona, na Espanha, selecionou trinta variedades para a mercearia. “Em escala comercial, somos os únicos a ter uma câmara aparente de maturação com temperatura e umidade controladas”, explica.

Continua após a publicidade
00CX4435
00CX4435 ()

É lá que ele deixa cada peça descansar até atingir o ponto ideal para o consumo. Há ainda nas prateleiras geleias, cachaças e pimentas caipiras, e um espaço para degustações guiadas, nas quais Cabral ensina como avaliar a cremosidade, a aparência da casca e a quantidadede sal dos laticínios.

No bairro vizinho da Vila Madalena, outro endereço do gênero, A Queijaria, vem apostando nos paulistas. “Atualmente, três dos queijos mais vendidos são daqui, feitos com leite de cabra, de búfala e de vaca”, diz o proprietário Fernando Oliveira. “Por não terem a tradição dos mineiros, os produtores podem inovar mais, além de contar com mais facilidade de escoamento e acesso a investimento em São Paulo.”

00CX5108
00CX5108 ()
Continua após a publicidade

Um exemplo disso é a Fazenda Santa Luzia, em Itapetininga, que era especializada em variedades frescas, mas começou a preparar curados de leite cru especialmente para A Queijaria. Completa o circuito do comércio especializado a La Bufalina, instalada em Higienópolis e Moema, que oferece mussarela de búfala feita em Guaratinguetá (SP).

LABUFALINA012
LABUFALINA012 ()

Recentemente, empresas maiores como Pão de Açúcar, St Marche, Empório Santa Maria e Casa Santa Luzia também incluíram queijos paulistas nos catálogos. É coar um cafezinho e aproveitar cada fatia.

Confira o preço de alguns queijos:

Continua após a publicidade

 

  • La Bufalina:  A mussarela de búfala de Guaratinguetá sai por 48 reais o quilo.
  • Mestre Queijeiro: De mofo branco, o chamado pirâmide tem sabor suave e levemente picante (190 reais o quilo).
  • A Queijaria:  Trazido de Itapetininga, o pioneiro leva leite de vaca cru (100 reais o quilo).

 

 

Publicidade