Muitos parques, museus e restaurantes estarão fechados neste domingo (5) de eleições. Para ajudar os paulistanos a fugir do tédio, elaboramos um roteiro com programas bacanas para antes ou depois de votar.
+ As alterações no trânsito e no transporte público neste domingo
■ Tomar café da manhã em uma padaria
Algumas casas bacanas montam bufê com pães, frutas, ovos, frios e mais delícias para comer à vontade. Na Dona Deôla, no Alto da Lapa, a comilança custa 29,50 reais por pessoa e vai das 6h às 14h30. Na Padaria Brasileira, na Consolação, o café (38,90 reais) termina mais cedo, às 11h. Única unidade da rede a propor desjejum nesse formato, a PÃO – Padaria Artesanal Orgânica da Vila Nova Conceição cobra 42,80 reais e mantém o serviço das 8h30 às 13h.
■ Andar de bicicleta na ciclovia
Elas estarão funcionando das 7h às 15h. Apenas o trecho próximo ao Parque da Luz não será ativado por causa de um feira. No início de setembro, a Prefeitura ativou mais 12,3 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. Os novos trechos se encontram na Avenida Doutor Assis Ribeiro (1,7 quilômetro), que finaliza a ligação da USP Leste com a estação da CPTM Comendador Ermelino; em diversas vias dos bairros de Perdizes, Santa Cecília e Higienópolis (4,2 quilômetros); em Pinheiros (1,3 quilômetros); na região da Luz e Bom Retiro (1,6 quilômetros); no Pari e no Canindé (3,3 quilômetros); e nos Campos Elíseos (200 metros).
■ Conferir uma exposição
Apenas o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu Afro Brasil têm funcionamento normal. Das instituições privadas, abrem normalmente o Masp e o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC). O Museu de Arte Moderna (MAM) começa o expediente duas horas mais tarde, às 12h, e segue até as 18h.
■ Matar a fome em uma feirinha gastronômica
Quatro eventos do gênero ocupam diferentes espaços da cidade neste domingo (5). São eles Panela na Rua, na Praça Benedito Calixto; Butantan Food Park, no Butantã; Chefs no Bairro, em Cidade Líder; e Pátio Gastronômico, no Jardim das Laranjeiras. Em comum, eles têm o clima de praça de alimentação ao ar livre e a vantagem de oferecer bons quitutes a preços mais em conta que os de restaurantes. Por cerca de 50 reais, dá para fazer uma festa completa, incluindo prato, sobremesa e bebida. Confira a avaliação de VEJA SÃO PAULO sobre cada feira e escolha a sua predileta clicando aqui.
■ Relaxar no gramado de um parque
Os espaços municipais abrem em horários normais. É o caso do Parque do Ibirapuera, do Alfredo Volpi e da Aclimação.
■ Levar a criançada ao teatro
A peça infantil Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica ocorre normalmente às 16, no Teatro NET São Paulo. Uma palhinha da história: sempre unidos, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Jeremias estão desapontados por não poderem passear juntos durante as férias da escola. Os amigos pensam um pouco e decidem contornar o problema de forma criativa: eles resolvem viajar por meio da imaginação. Clique aqui para continuar lendo.
■ Assistir a um bom filme no cinema
A fita da vez é Garota Exemplar, com Ben Affleck no papel principal e direção de David Fincher. Baseado no livro homônimo escrito pela americana Gillian Flynn, em 2012, o filme conta a história do jornalista desempregado Nick Dunne com a mulher com quem vive há cinco anos, a adorável Amy (Rosamund Pike). O “lar, doce lar” do casal começa a ruir quando, na manhã do aniversário de casamento deles, ela desaparece. Todas as pistas indicam como culpado o marido. Para mais informações sobre a trama e informações sobre salas e horários, clique aqui.
■ Saborear uma pizza com a família
Tradicional desfecho dos domingos, muitas pizzarias ficam abertas. A massa de bordas crocantes e cobertura caprichada é garantida na Bráz, em Moema, na Camelo, no Jardim Paulista, na Speranza, na Bela Vista, e na Veridiana, em Higienópolis.