Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Paola Carosella explode com amador: seu prato chama perdido no MasterChef

As críticas neste domingo (23) não param por aí. Os jurados disparam para um participantes: Você me enlouque e Vai falar quem é e por que não está aqui?

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h12 - Publicado em 23 jun 2019, 15h30
xxxxx (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Segurar as críticas dos jurados MasterChef Brasil Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio) não será tarefa fácil na noite deste domingo (23). As exigências estão cada vez mais duras. Na primeira avaliação da noite, Paola se irrita com um dos competidores e solta essa: “Seu prato chama perdido no MasterChef”. A bronca acontece durante a primeira prova.

As dificuldades vão perturbar os participantes desde o início. Ao entrar na cozinha-estúdio, eles topam com uma caixa gigante, daquelas que sempre amedrontam. Ao ser erguida, o que se verá é uma seleção de oito grãos: ervilha, grão-de-bico, lentilha, soja e os feijões fradinho, rajado, bolinha e branco.

MasterChef_2019_ep_12_Helton_APP
O repescado Helton ao lado de Ana Paula Padrão: escolha do que cada um vai cozinhar (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

A missão é preparar receitas com um daqueles ingredientes que quase sempre aparecem como acompanhamentos em muitos pratos, em especial aqueles com carne, frango ou peixe. Detalhe particular: todos esses ingredientes de origem animal estão vetados.

Surge ainda um complicador. Repescado no programa anterior, Helton será chamado por Ana Paula Padrão para escolher o que cada um vai cozinhar. Ainda que sem saber, ele acaba dando soja para a Juliana N., que detesta o vegetal.

MasterChef Brasil
Paola com Juliana N.: cozinhar soja a contragosto (Carlos Reinis/Band/Divulgação)
Continua após a publicidade

Durante a avaliação, não é só Paola que estará afiada. A chef e seus colegas ficam pensativos sobre a postura de um dos participantes, sempre uma incógnita para os jurados. O trio faz então questionamentos como “Você me enlouquece”, “Não sei quem é você. Você vai me falar quem é você?”, “Sua cozinha é tão sutil e você tem uma postura tão dura, tão rígida” e “Parece que você não está aqui com a gente”, entre outras coisas.

Apenas três competidores ganharão o mezanino. Oito irão direto para a eliminação que começa com um prato italiano muito popular no Brasil: a lasanha. A obrigação é fazer todas as etapas, a começar pela massa. Sem se descuidar do tempo, lembrados constantemente por Ana Paula, terão ainda de preparar o molho e o recheio.

MasterChef Brasil
Fogaça: ronda na bancada de Janaina (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Como são oito participantes, eles terão de cozinhar em duplas. Mais uma vez, eles não terão livre-arbítrio. Será o ganhador da prova anterior que vai dizer quem vai trabalhar em parceria com quem. No momento em que os jurados fazem o aviso da regra, ou melhor, desse complicador, isso põe todo mundo em pânico. Difícil prever se todos ficarão contentes com o colega escolhido. Muita encrenca e desavenças devem tumultuar o clima entre os concorrentes.

Continua após a publicidade

As barreiras dessa etapa não param. Essa será uma prova de revezamento. A cada 10 minutos muda quem está no fogão. Um cozinheiro deixa o posto para que o outro assuma a tarefa, enquanto o colega que assiste fica num canto da bancada dando pitacos. Esse revezamento no fogão é o detonador de uma série de descontroles e atritos.

MasterChef Brasil
Jacquin com Helton: competidor resgatado na prova de repescagem (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A cozinha-estúdio torna-se um campo de batalha. À medida que a prova avança, os pretendentes ao troféu MasterChef ficam tensos, o que deixa todos totalmente perdidos.

Paola Carosella, ela de novo com suas ótimas histórias, conta uma passagem de sua vida. Ela já teve a experiência de dividir as panelas e cozinhar em dupla com a sua avó. Diz que não foi nada prazeroso, já que a progenitora ficava dando palpites e broncas na neta sem parar.

Continua após a publicidade
MasterChef Brasil
Jurados com Ana Paula: reclamação contra participante “ausente” (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Três duplas serão salvas e uma estará na berlinda. Os remanescentes do insucesso da lasanha não serão despachados em conjunto. Ou seja, não haverá uma eliminação simultânea de dois participantes. Se existe alguma prevista pela frente, não se sabe.

Só para eles haverá uma terceira prova, uma espécie de duelo que sempre desestabiliza os concorrentes: elaborar uma sobremesa.

Dessa vez, o doce escolhido é um crepe suzette. Quem se der mal ao fazer essa delicada panqueca flambada com licor de laranja e a fruta vai se juntar ao André, que deixou o programa duas semanas atrás e não conseguiu a vaga na respescagem.

Continua após a publicidade

Confira os participantes:

MasterChef Brasil
(Divulgação/Veja SP)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade