Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Loup promove eventos de culinária brasileira e tem o Pantanal na estreia

A estreia do projeto inédito tem como convidado o chef sul-mato-grossense Paulo Machado que monta menu com receitas típicas da região central do Brasil

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 ago 2022, 19h00
imagem de um prato branco com o macarrão
Macarrão comitiva: uma das receitas de estreia (Luna Garcia/Divulgação)
Continua após publicidade

Fenômeno na TV com a novela da Globo, o Pantanal é tema do primeiro de uma série de eventos intitulados Loup Convida. Para elaborar os pratos típicos da região escolhidos para a estreia nesta sexta (19), o restaurateur Daniel Sahagoff traz à capital o chef sul-mato-grossense Paulo Machado, autor do livro Cozinha Pantaneira, radicado em Barcelona e integrante do programa Brasil em Sabores do Ministério das Relações Exteriores para divulgar a gastronomia nacional pelo mundo.

No menu que permanece em cartaz até 4 de setembro, Machado propõe uma sequência de cinco pratos, além de um belisco — a chipa, pão de queijo dos paraguaios, sobre requeijão cremoso mineiro. 

O menu pantaneiro (320 reais por pessoa) tem como entrada chipaguaçu, uma delicada torta de milho no formato de uma empanada, na companhia de um shot de tereré, a infusão feia da erva-mate com outras folhas.

retrato de Paulo com chapéu
Paulo Machado: chef se inspira no Pantanal (Lucas Possiede/Divulgação)

Os pratos principais são um trio: o macarrão de comitiva (massa seca longa quebrada com carne de sol) que chega al dente e ao qual o chef acrescenta ervas frescas; o pintado empanado no urucum com arroz ao perfume de pequi e chips de mandioca; um duo de bife de chorizo e bife ancho orgânicos de gado pantaneiro (uma delícia cheia de sabor) servido apenas com a ótima farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul, cidade acreana. As carnes são fornecidas pela Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica Sustentável (ABPO).

Continua após a publicidade

Na sobremesa, chega o doce de leite do Rio da Prata com banana flambada na cachaça e polvilhada de canela mais  sorvete de tapioca. Encerra-se assim o banquete do Pantanal.

Em outubro, o Loup Convida recebe o chef Enio Valli do Guri Cozinha de Origem, restaurante de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, região da Serra Gaúcha.

Loup
Rua Doutor Mário Ferraz, 528, Itaim Bibi, tel. 3078-1089 | 3078-0484 (reservas).

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 9,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Continua após a publicidade

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade