Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

O ranking de espumantes da Playboy

Pela segunda vez, a revista PLAYBOY promoveu uma degustação da qual resultou um especialíssimo ranking de espumantes nacionais. Como na estreia dessa avaliação, realizada em agosto de 2008, mais uma vez a prova foi às cegas. As garrafas foram abertas longe dos olhos dos avaliadores e iam à mesa envoltas em papel-alumínio. Para definir os […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h50 - Publicado em 25 nov 2011, 18h53
 (/)
Continua após publicidade

Pela segunda vez, a revista PLAYBOY promoveu uma degustação da qual resultou um especialíssimo ranking de espumantes nacionais. Como na estreia dessa avaliação, realizada em agosto de 2008, mais uma vez a prova foi às cegas. As garrafas foram abertas longe dos olhos dos avaliadores e iam à mesa envoltas em papel-alumínio.

A equipe de degustadores: 21 rótulos avaliados (Foto: Camila Gomes)

Para definir os dez primeiros colocados, foram selecionados 21 rótulos considerados os melhores do Brasil. “Escolhermos os espumantes tops, os principais representantes de cada vinícola”, explica Jardel Sebba, editor de PLAYBOY.

A revista reuniu nove especialistas no dia 11 de novembro. Foram convidados Alexandra Corvo (proprietária da escola Ciclo das Vinhas), Gabriela Monteleone (sommelière do D.O.M. e do Dalva e Dito), Júlia Rezende (sommelière do Dressing), Gianni Tartari (sommelier do Emiliano), Mauro Marcelo Alves (colunista de vinhos da revista Gula), Ricardo Castanho (editor do GUIA QUATRO RODAS), Eugenio Echeverria (diretor-gerente da The Wine School) e Rick Anson (professor de enologia do Senac, São Camilo e UNG), além deste jornalista. A consultoria técnica foi de Gustavo Andrade de Paulo, – diretor executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP).

Continua após a publicidade

O método utilizado foi do italiano método Giancarlo Bossi. O especialista criou uma ficha dividida entre exames visual (até 16 pontos ), olfativo (até 24 pontos) e gustativo (até 60 pontos).

Sebba, conta que “todas as garrafas foram compradas pela revista em lojas especializadas nas 24 horas que antecederam a degustação, e o fato de estarem disponíveis para pronta-entrega em São Paulo também serviu como fator preponderante para chegarmos à lista final dos avaliados”.

Bem, você deve estar curioso em saber quais foram os espumantes provados. Confira a lista:

▪ Casa Perini Brut

▪ Casa Valduga 130 Brut

Continua após a publicidade

▪ Cave Geisse Brut

▪ Cave Pericó Brut

▪ Chandon Excellence Cuvée Prestige

▪ Chateu La Cave Brut

▪ Dádivas Brut

Continua após a publicidade

▪ Dal Pizzol Brut

▪ Dom Cândido Brut

▪ Don Laurindo Brut

▪ Garibaldi Moscatel

▪ George Aubert Extra Brut

Continua após a publicidade

▪ Marcus James Brut

▪ Miolo Millésime Brut

▪ Peterlongo Elegance Brut

▪ Pizzato Brut

▪ Ponto Nero Brut

Continua após a publicidade

▪ Salton 100 anos

▪ Terranova Moscatel

▪ Valdemiz Moscato

▪ Vallontano Brut

O resultado dos dez melhores você saberá em primeira mão aqui no blog no dia 2 de dezembro.

+ Conheça os dez melhores espumantes nacionais pelo júri da PLAYBOY

Uma dica preciosa para quem está organizando as festas de fim de ano. Tintim!

Publicidade