Foi exatamente no Dia de Reis, três décadas atrás que o primeiro Capim Santo foi aberto. Montado pelo casal Sandra Marques e Fernando Leite, funciona desde o início no badalado Quadrado, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Originalmente um restaurante, transformou-se a partir de 1987 também em uma pousada com vinte quartos. Ficou famoso além das fronteiras nacionais e foi incluído no best-seller 1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer, da jornalista americana Patricia Schultz.
Mesmo com todas essas credenciais, o Capim Santo só chegou em São Paulo dezesseis anos atrás. Desembarcou na cidade em 1998 primeiro na Vila Madalena, onde permaneceu até 2004. No ano seguinte, abriu as portas no endereço atual. Ocupa um antigo casarão dos quais foram preservados tanto jardim da entrada, quanto o quintal cheio de árvores ao fundo. São os dois pontos mais concorridos do restaurante.
Em São Paulo, quem toca o restaurante de Sandra Marques e Fernando Leite é a filha do casal, Morena Leite. Hoje, além de chef, Morena é uma bem-sucedida empresária que montou, com o apoio dos pais, a rede de restaurante de almoços em bufê Santinho, que agora se prepara para abrir a terceira filial no Café do Theatro Municipal. Terá comida brasileira como seus irmãos mais velhos. A data escolhida para não poderia ser mais emblemática: 25 de janeiro, o aniversário de 461 anos de São Paulo.
A primeira filial paulistana ficava na Vila Madalena e só chegou na cidade em 1998. Ficou nesse ponto até 2004 e, no ano seguinte, transferiu-se para o atual.
A conferir.
+ Bistrô faz refeição completa a 34,50 reais
+ 10 pizzarias de dar água na boca
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.