Erick Jacquin derruba comida na roupa e se irrita com amador do MasterChef
Depois de manchar o próprio traje, o jurado sentencia competidor neste domingo (11): "não fez nada. A única coisa que fez foi sujar meu terno"

À medida que o MasterChef Brasil se encaminha para a final, prevista para o dia 25, o programa fica mais e mais emotivo. Afinal, já se conhecem os competidores, que ficaram íntimos do público. Foi assim a saída da Haila na semana passada, logo depois do amigo repescado Helton. Um chororô só da eliminada e também dos jurados. Até Ana Paula Padrão abriu a torneira de emoções.
Isso não impede que o trio de avaliadores Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio) continue uma dureza com os competidores. Jacquin vai até se irritar com o prato de um dos participantes e se queixar durante uma das provas ao derrubar comida na própria roupa: “Ele não fez nada. A única coisa que fez foi sujar meu terno”. É só uma amostra do que está vindo por aí.

Os quatro remanescentes Eduardo R., Juliana N., Lorena e Rodrigo irão sentar nos bancos escolares. Na primeira parte do episódio, o cenário será a filial paulistana do liceu de culinária francês Le Cordon Bleu. A missão do quarteto será elaborar uma receita logo depois de receber instruções em uma aula ministrada pelos mestres Patrick Martin, Renata Braune, Alain Uzan e Saiko Izawa. Cada um deles demonstrará uma técnica para ser usada com carne, peixe ou ave. Isso que chamo do privilégio de uma aula particular.

Cada “aluno” terá de usar uma dessas técnicas por sorteio e estará livre para escolher a receita que deseja preparar. A prova escolar será idêntica às que rolam na escola. Além do resultado em sabor, harmonia e criatividade, serão avaliados itens como organização, limpeza, uso da técnica e comportamento durante o teste.

Claro que como estão cada vez mais perto do troféu, os participantes ficam muito mais sensíveis. Um deles irá surpreender negativamente, já que se atrapalha todo e cria certa confusão durante o trabalho, coisa que pode ser um passaporte direto à eliminação. O estudante nota 10, ou melhor, o que levar a melhor nota dos professores, será salvo da eliminatória. Caberá ao trio de jurados selecionar o segundo colocado.

A volta à cozinha-estúdio terá clima de duelo. Desse embate, saíra o último semifinalista. Sobre uma mesa, estarão colocadas 20 matérias-primas ocultadas por cloches, tampas altas semelhantes a um sino. A escolha dos ingredientes se dará de forma alternada e cada um deles ficará com 10 itens, todos de uso obrigatório.

Como todos os ingredientes são ocultos, muitos poderão não dar liga, não combinar entre si. O jeito vai ser se virar no apertado tempo que Ana Paula fará a contagem e entregar um resultado que, no mínimo, faça algum sentido. Haja criatividade.

Paola fará um alerta: “É uma prova realmente muito difícil. Mas pode ser muito divertida se vocês deixarem o nervosismo do lado e se conectarem com o carinho e com a cozinha que trouxe vocês até aqui”. Certamente, esse ensinamento é muito mais tranquilo para quem está avaliando. Coloque-se na pele de um dos competidores e manjará a tristeza que é sair nessa altura da competição.

Só existe uma certeza. Quem não passar nesse desafio vai se juntar a Haila e outros 14 eliminados até o momento. É o momento MasterChef do sofrimento.
Atualização: embora tivesse sido um dos participantes mais focados e talentosos dessa temporada do MasterChef Brasil, a enfermeira paulista Juliana N. foi eliminada neste domingo (11). Perdeu a batalha por décimos de sabor para Eduardo R., que se juntou aos outros dois semifinalistas Lorena e Ricardo.
Conheça os participantes:
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha