Livro de receitas do chef Thiago Castanho, do Remanso do Bosque, chega à segunda edição internacional
Tudo começou como uma culinária caseira, feita por Francisco da Silva Santos. Contador e exportador de pimenta-do-reino, Santos começou a vender pizzas que faziam sucesso entre seus vizinhos. O pai fazia e os filhos, Thiago e Felipe se encarregavam de entregar. Passaram-se dois anos e Santos montou o primeiro restaurante, o Remanso do Peixe, em […]


Cozinha de Origem na versão em inglês: segunda edição internacional (Foto: divulgação)
Tudo começou como uma culinária caseira, feita por Francisco da Silva Santos. Contador e exportador de pimenta-do-reino, Santos começou a vender pizzas que faziam sucesso entre seus vizinhos. O pai fazia e os filhos, Thiago e Felipe se encarregavam de entregar. Passaram-se dois anos e Santos montou o primeiro restaurante, o Remanso do Peixe, em 2004. Era de uma simplicidade comovente, mas conquistou clientela e fama.
Em busca de se aperfeiçoar, o mais velho da família, Thiago Castanho (sobrenome emprestado da mãe, dona Carmen), foi o primeiro a cursar gastronomia no Senac de Campos do Jordão. A casa original gerou uma outra, o Remanso do Bosque, de ambiente mais caprichado. É nesse endereço, inaugurado em 2011, que o jovem chef revelou seu talento. No ano seguinte a abertura, o Remanso do Bosque foi escolhido por VEJA COMER & BEBER BELÉM o restaurante revelação e Thiago e seu irmão Felipe dividiram o prêmio de chef do ano — a dupla que cozinha a quatro mãos no Remanso do Bosque voltou a ganhar o mesmo título em 2013.
Castanho com Luciana no lançamento em São Paulo no mês de maio de 2014: parceiros de sucesso em livro (Fotos: Wanezza Soares/divulgação)
Thiago Castanho também ganhou reconhecimento internacional ao ingressar no ranking internacional 50 Best, da revista britânica Restaurant em 2013, do qual não saiu mais. Na edição, o Remanso do Bosque ocupava a 38ª posição. Thiago e o restaurante de sua família chegaram inclusive ganhar uma chamada na capa do diário americano The New York Times.
+ Bistrô La Paillote com os dias contados
Dois anos atrás, Thiago publicou em parceria com a escritora Luciana Bianchi Cozinha de Origem (Publifolha, 256 páginas, 79,90 reais). O livro não resume as mais de 100 receitas nele listadas. Traz histórias saborosas e parcerias culinárias de Thiago com outros chefs, entre eles o casal Janaina e Jefferson Rueda (Bar da Dona Onça e A Casa do Porco) e Rodrigo Oliveira (Mocotó e Esquina Mocotó). Também estão lá pratos de sua família, entre eles sobremesas como o bolo de macaxeira da dona Carmem, mãe do cozinheiro.
Sucesso editorial, Cozinha de Origem chega agora em sua quarta edição nacional, com 13.000 volumes de capa dura vendidos até agora. No exterior, está chegando na segunda edição com 32.500 cópias. “Na Inglaterra, a tiragem inicial era de 4.500 livros. Em breve, saíra no exterior, uma edição especial em homenagem aos Jogos Olímpicos do Rio”, comemora Luciana.
+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, fica no Mercado de Pinheiros
Caderno de receitas:
+ Torresmo de peixe
+ Canhapira de porco
+ Feijoada, do Esquina Mocotó
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.