Ivan Ralston, herdeiro do Ráscal, abrirá o Tuju
O nome raro pode soar estranho aos ouvidos: Tuju. Mas é o mesmo de uma ave encontrada no continente americano, entre a Argentina e o México – e espalhada por muitas cidades brasileiras, já que vive também nas áreas urbanas. Por causa dos hábitos noturnos, o tuju tem algo em comum com a coruja. Só […]
O nome raro pode soar estranho aos ouvidos: Tuju. Mas é o mesmo de uma ave encontrada no continente americano, entre a Argentina e o México – e espalhada por muitas cidades brasileiras, já que vive também nas áreas urbanas. Por causa dos hábitos noturnos, o tuju tem algo em comum com a coruja. Só mostra a plumagem depois que o sol se põe.
+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo
+ 50 menus executivos por até 50 reais
+ Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo
+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados
+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO
Bem, todo esse prólogo é para dizer que esse pássaro dá nome ao restaurante de estreia do chef Ivan Ralston, 28 anos, nascido também Bielawski. Entenda-se: ele é filho do casal Liane Ralston e Roberto Bielawski, sócios da premiada rede Ráscal. Antes de se aventurar em voo solo, Ivan trabalhou com Helena Rizzo, no Maní, por quase dois anos. Depois passou uma temporada de cinco anos fora do Brasil. Na Espanha, integrou a equipe de Andoni Luis Aduriz, no arrojado Mugaritz, em Renteria, próxima a San Sebastián. No Japão, teve uma passagem pelo Ryugin, de Tóquio, especializado em kaisekis, as clássicas degustações servidas de forma moderna.
Enquanto o restaurante não fica pronto, Ivan vem usando como base provisória a cozinha do Ráscal da Leopoldo Couto de Magalhães, no Itaim. O cardápio do Tuju será em estilo contemporâneo. “Nosso foco é o produto, não a técnica”, explica o chef. “Com certeza, o menu tem influência dos restaurantes que trabalhei, porque me formei neles. Será algo muito diferente do que existe em São Paulo.”
Por causa de atraso nas obras, a inauguração do Tuju está prevista apenas para segunda quinzena de julho. No restaurante, Ivan tem seis sócios, dois deles dedicados à operação da casa: a gerente-geral Márcia Cavalieri (ex-Ráscal) e Thiego Montiel, que cuidará do salão, atividade desenvolvida por ele anteriormente como gerente do Spot. O time se completa com os investidores Luisa Bielawski Carracedo (irmã de Ivan), Rodrigo Testa e Daniel Simonsen Allegro.
“Foram 3 milhões de reais no total para montar tudo”, conta Ivan. “Teremos uma horta dentro do restaurante e produziremos a maioria das folhas que utilizaremos. O prédio funciona como uma estufa.” O cultivo de hortaliças no restaurante-estufa é uma parceria com a empresa Ervas Finas.
O Tuju está localizado na Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena, tel. 2691-5548. Por enquanto, não tem telefone. Para quem quiser se localizar melhor, o Tuju fica vizinho ao AK Vila, da chef Andrea Kaufmann.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.