Os fãs de gastronomia, em especial dos programas culinários, certamente já viram Mario Batali alguma vez. O chef de cabelos cor de fogo e circunferência rotunda participou na TV do Iron Chef, tanto como jurado quanto como competidor. Também teve séries televisivas próprias, entre elas Molto Mario, Mediterranean Mario, Mario Eats Italy e Ciao America. Por trás do simpático personagem está um agressivo cozinheiro de negócios. Batali é um dos donos do B&B Hospitality Group, um congloremeado de restaurantes no qual tem como sócios o empresário Joe Bastinich e a mãe dele, Lidia Bastianich, ela também chef de cozinha. O trio comanda um império gastronômico com 23 restaurantes, dez deles só em Nova York, onde vão da osteria Lupo, passando pelos espanhóis Casa Mono e o Bar Jamón, ao refinado Del Posto, italiano com as quatro estrelas máximas do New York Times. Mas o Eataly de Nova York, assim como o de Chicago, pertence não só ao B&B Hospitality Group, como também à empresa dos irmãos Adam e Alex Saper e ao Eataly Italia, o sócio majoritário. Juntos, esses parceiros comerciais criaram o Eataly USA ou Americas, que tem 60% de participação do Eataly São Paulo, com inauguração marcada para o dia 19. Os 40% restantes é do Grupo St Marche, responsável pela administração do shopping culinário. Batali, uma espécie de embaixador da marca Eataly, vem a capital conhecer a loja às vésperas da abertura, quando acontece uma apresentação para a imprensa. De Nova York, ele concedeu a seguinte entrevista por e-mail, nas qual diz que quer conhecer a cozinha brasileira e produtos indígenas:
Como se deu sua associação com Oscar Farinetti?
Encontrei Oscar através de minha sócia Lidia Bastianich quando visitei o Eataly original em Turim em 2007. Fui conquistado pela energia, pelo carisma e pela loucura geral do Oscar. Ficou claro que imediatamente nos tornaríamos grande parceiros, mas isso levou três anos até que o primeiro Eataly americano fosse aberto.
+ Exclusivo: tudo sobre a inauguração do Eataly
Qual o conselho que o senhor dá para quem vai ao Eataly pela primeira vez?
Bem, o Eataly é, acima de tudo, um mercado. Nossos restaurantes o complementam. Porque mais do que qualquer outra coisa nós desejamos usar esses ingredientes [vendidos lá] em casa. Então, mais do que um único pratos, sugeriria que vocês imergissem no mercado e provassem diferentes itens, saboreando a combinação da autêntica tradição italiana com o melhor dos ingredientes brasileiros. Sejam aventureiros e encontrem a perfeita experiência no Eataly. Apreciem os restaurantes, o mercado e a nossa escola.
Como é ser sócio e embaixador da marca Eataly e ao mesmo tempo chef do Del Posto, restaurante de alta gastronomia com quatro estrelas pelo The New York Times?
Eataly e Del Posto dividem o mesmo amor e paixão pela alta qualidade dos ingredientes, que são a base da boa e autêntica comida italiana. O Eataly desenvolve o conceito de uma maneira muito mais informal que o Del Posto, especialmente porque o Eataly é um mercado, e portanto a vibe e o clima do Eataly é, por opção, mais acessível e descontraído – mas a qualidade dos ingredientes é a mesma!
Estou excitado para provar e aprender sobre a moderna e tradicional cozinha brasileira com vasta variedade de produção indígena
Percentualmente, qual a participação que o senhor tem no Eataly?
Não se trata de uma questão de participação e porcentagens: somos parceiros o que significa que nos todos contribuímos igualmente para o sucesso de uma operação que nosso todos fortemente acreditamos!
O senhor conhece cozinha brasileira? Já esteve no Brasil? Quando?
Não conheço o Brasil e infelizmente eu nunca tinha estive aí. Então, estou extremamente excitado para provar e aprender sobre a moderna e tradicional cozinha com a vasta variedade de produção indígena.
Pretende fazer visitas regulares a São Paulo? Enviará alguém de sua equipe?
Certamente, irei visitar São Paulo tanta vezes quantas seja possível! E, sim, absolutamente, muitos dos chefs do BBHG (B&B Hospitality Group) irão.
+ Receita: tiramisu original. É bico!
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+ Receita: salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
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