Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Comer & Beber 2023: Murakami é o melhor restaurante japonês de SP

A cada noite, o chef Tsuyoshi Murakami prepara banquetes memoráveis na casa dos Jardins, campeã pela segunda vez consecutiva

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2023, 17h32 - Publicado em 28 set 2023, 23h03
Um homem segura um leque em uma mão e uma bacia de arroz em outra.
Arroz cozido pouco antes de virar sushi e esfriado pelo chef Tsuyoshi Murakami com a ajuda de um leque: apuro nos detalhes (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

O mais performático dos chefs em ação na cidade gosta de cantar. Não raro, é possível vê-lo soltando o gogó em canções eternizadas por Frank Sinatra ou uma balada romântica de Roberto Carlos. Na foto em destaque, porém, o leque nas mãos do cozinheiro não tem função cênica. É usado para esfriar o arroz cozido minutos antes, base dos sushis servidos naquela noite no Murakami.

Eis um dos requintes para afagar dezoito clientes em cada uma das rodadas, uma às 19h e outra às 21h30, doze deles sentados junto ao balcão em frente à cozinha aberta.

Prato com três pedaços de peixe em fundo preto.
Carabineiro: camarão no shoyu da casa, com dashi e wassabi (Ligia Skowronski/Veja SP)

Ingrediente da moda entre restaurantes de alta gastronomia, o camarão-carabineiro ganha uma de suas melhores versões ao ser mergulhado em shoyu da casa, dashi e wassabi.

+ Comer & Beber 2023 | Os melhores restaurantes do ano

Continua após a publicidade

Saboreia-se logo depois o karassumi com uma fatia de nabo e o shiokara de ovas de tainha. A sequência de sushis traz a garoupa com momiji-oroshi, o nabo ralado com pimenta-dedo-de-moça.

Superfície e fundo pretos com um sushi de atum em cima.
Atum com guanciale: uma das sugestões de Murakami para o menu (Ligia Skowronski/Veja SP)

O atum surge na forma de chutoro nacional espetacular, de bluefin espanhol raiado em gordura com wassabi fresco, na versão com guanciale e no excelente negui toro com ovas de salmão e farofinha de tempurá de legumes no bowlzinho.

Continua após a publicidade

+ Conheça todos os estabelecimentos premiados pelo guia

Tem ainda carapau marinado em sal e vinagre com cebolinha por cima, o serra de pele maçaricada, a sardinha marinada, a cavaquinha crua e sensacional, a vieira, o lagostim e as ovas de ouriço-do-mar na tigelinha. Completa a sequência na forma de minitemakis a enguia quentinha e o camarão de alto mar com ovas de massagô, shissô e maionese japonesa.

Em um fundo preto, um pote preto em formato de coração tem ouriço do mar dentro.
Ovas de ouriço-do-mar: uma das iguarias da degustação (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após a publicidade

Produzidas por Suzana, talentosa confeiteira e mulher de Murakami, as sobremesas são o duo de moti, de ganache de chocolate e tangerina dekopon, e o sembei de chocolate e matchá. Finalizam uma refeição memorável.

+ Descubra os endereços favoritos do público

Esse menu completo custa R$ 680,00 por pessoa. Há, ainda, uma outra opção, a R$ 470,00, de seis etapas. Com tamanha qualidade, o restaurante leva pela segunda vez consecutiva o título de melhor de sua categoria.

Continua após a publicidade

Murakami
Alameda Lorena, 1186, Jardim Paulista, tel. 3064-8868 e 97103-1186. 
Às 19h e às 21h30 (fecha domingo e segunda). 

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2023, edição nº 2861.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade