Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Obrigatoriedade do uso de máscaras será mantida até fim de janeiro

Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde, afirmou que João Doria (PSDB) assinará um decreto ainda nesta segunda (20) para estender a medida em São Paulo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 dez 2021, 13h03 • Atualizado em 5 set 2025, 15h20
Imagem mostra multidão caminhando em rua. Todos usam máscara.
 (Sebastião Moura/EFE/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Em entrevista à Globo News nesta segunda-feira (20), Jean Gorinchteyn, secretário estadual de saúde de São Paulo, afirmou que a obrigatoriedade do uso de máscaras será estendida até o dia 31 de janeiro. Segundo ele, o governador João Doria (PSDB) assinará o decreto ainda hoje.

    O governo estadual planejava flexibilizar a medida sanitária ainda no começo de dezembro, mas retrocedeu quando surgiu a variante Ômicron.

    + SP ainda tem 887 mil crianças e adolescentes com 2ª dose em atraso

    Além do anúncio da medida, o secretário também falou sobre a recusa da Pfizer de vender doses diretamente para o governo estadual. O governo de São Paulo demonstrou interesse em comprar doses para vacinar a população infantil do estado.

    Em resposta, a fabricante afirmou na última sexta-feira (17) que “a vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19 é um bem que deve ser oferecido à população em geral”, e que por isso tem como prioridade o governo federal.

    “Nós não aceitamos essa posição”, afirmou Jean Gorinchteyn. O secretário ainda disse que, se até a tarde de hoje (20) a presidente da fabricante no país, Marta Díez, não autorizar a venda direta para o Estado de São Paulo, “nós estaremos judicializando no STF essa decisão“.

    Continua após a publicidade

    O secretário chamou atenção para o número de 2,5 mil crianças que morreram em decorrência da Covid desde o início da pandemia. Para ele, a vacinação do grupo infantil é uma “emergência em necessidade de proteção para essas pessoas”.

    +Assine a Vejinha a partir de 6,90.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês