Após barraco, nadadora brasileira é expulsa da delegação em Paris
Ana Vieira contestou troca na escalação do revezamento 4x100m
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu desligar a nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira na Olimpíada de Paris após dois episódios de indisciplina comunicados pela comissão técnica da modalidade. Ela já retorna ao país neste domingo (28).
O chefe de equipe da natação, Gustavo Otsuka, relatou que, primeiramente, Ana Carolina Vieira e o namorado Gabriel Santos, que também é atleta da natação, saíram da Vila Olímpica sem autorização na sexta-feira (26).
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjEyOTM3MTQsInRpdGxlIjoiUmF5c3NhIExlYWwgJiN4RTk7IGJyb256ZSBlbSBQYXJpcyJ9LHsiaWQiOjEyOTM3MDksInRpdGxlIjoiUXVlbSAmI3hFOTsgbyBwcmltZWlybyBtZWRhbGhpc3RhIGJyYXNpbGVpcm8gZW0gUGFyaXMifSx7ImlkIjoxMjkzNzAzLCJ0aXRsZSI6IlF1YW50byBjYWRhIG1lZGFsaGlzdGEgb2wmI3hFRDttcGljbyBnYW5oYXImI3hFMTsgZGUgZGluaGVpcm8gZW0gUGFyaXMifV0=[/abril-veja-tambem]
Os dois publicaram fotos nas redes sociais na capital francesa fora da vila. Segundo Otsuka, toda saída da vila dos atletas deve ser previamente comunicada, por motivos de segurança.
No entanto, o que causou a exclusão de Ana Vieira da delegação não foi este episódio.
No sábado (27), a atleta fez parte do revezamento 4x100m livre feminino, que acabou eliminado antes da final. Vieira teria contestado de forma veemente a mudança na escalação do revezamento, que nadou sem Mafê Costa, poupada.
O comunicado da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) diz que a decisão técnica foi contestada “de forma desrespeitosa e agressiva”.
Ainda segundo o comunicado publicado em conjunto por COB e CBDA, a definição pela exclusão de Ana Vieira foi em comum acordo entre membros da comissão técnica, o chefe Otsuka e a direção da confederação da modalidade.
Ana Vieira ainda poderia atuar no revezamento 4×100 medley misto.
Gabriel Santos, que participou do revezamento 4×100 livre masculino e não tinha mais provas a nadar, foi punido apenas com uma advertência.
O clube Pinheiros, onde ambos os atletas atuam, publicou nota oficial sobre o caso.
“O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da Natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. O Clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte brasileiro”.
Até o momento, nenhum dos dois nadadores se manifestou sobre as punições.







