Testamos os cronômetros instalados na linha 4-Amarela
Monitores dispostos nas sete estações do ramal informam o tempo entre um trem e outro
Desde segunda (18), os usuários que utilizam a linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo já podem contar o tempo que falta para a chegada do trem na plataforma. A ViaQuatro, concessionária responsável pelo ramal, colocou em funcionamento uma nova ferramenta que informa aos passageiros o tempo estimado para a chegada do próximo comboio.
O sistema é único no Brasil e funciona como um cronômetro que zera sua contagem quando o trem entra na plataforma e o monitor passa a exibir vídeos educativos e o status da operação de todas as linhas do Metrô e da CPTM. A contagem recomeça quando o trem parte. Nas sete estações estão instalados oito monitores em cada plataforma.
+ EarPods: fones da Apple que têm algo a mais e você provavelmente nem sabia
VEJA SÃO PAULO testou o funcionamento da inovação nesta terça (19) na estação Pinheiros. Acompanhamos cerca de quinze chegadas de vagões e notamos que normalmente o trem chegava 20 segundos antes do previsto.
Quando perguntados sobre a novidade, os passageiros elogiavam a iniciativa. “Espero que ajude a evitar correria”, afirmou o vendedor Renato Cunha, de 28 anos.
+ Perguntas e repostas sobre mudanças na internet fixa
A ViaQuatro afirmou que observará o impacto da iniciativa no comportamento dos passageiros nos próximos quatro meses. A expectativa é que a iniciativa estimule mudanças no comportamento de alguns usuários do transporte, evitando corre-corre e interferências na operação.