“Romeu e Julieta” indígena marca programação cultural de agosto em SP
Confira atrações em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas na capital paulista

Ao longo deste mês, São Paulo recebe atrações como peças de teatro, exposições e espetáculos de dança em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto. Confira a programação completa:
Vivências indígenas
Entre os dias 20 a 24, o Centro Cultural da Penha terá a Aldeia Lúdica Sensorial, com instalações de vivências indígenas e itens ancestrais como vestimentas sagradas, instrumentos musicais, armadilhas de caças e utensílios domésticos.
Aberta das 10h às 22h, a mostra pretende trabalhar a memória por meio do contato com os objetos expostos no local. Dos dias 27 a 31, a mesma exposição chega ao Teatro Flávio Império.
“Romeu e Julieta” indígena
No último fim de semana de agosto, nos dias 30, às 20h, e 31, às 11h, o Centro Cultural da Penha traz a peça de teatro “TɨSADɨARÍ MA’SÔ, que significa pessoas que se amam na língua Tukano. A obra é uma adaptação de Romeu e Julieta, sendo Romeu um jovem paulista da família Marinho e Julieta uma jovem indígena da etnia Tariano. O casal colocará em cena suas diferentes culturas do cotidiano indígena e de referência do universo urbano.
Cultura do povo Fulni-ô
No último dia do mês (31), o Teatro Flávio Império traz uma imersão pela cultura do povo Fulni-ô, indígenas que habitam a região de Águas Belas, em Pernambuco, e são o único grupo do nordeste que conseguiu manter viva e ativa a própria língua – o Yathê -, assim como um ritual que chamam Ouricuri e realizam em sigilo. No evento, terão rodas de conversa, danças, cantos na língua Yathê, pintura corporal e oficinas de artesanato com palha de Ouricuri, a partir das 10h.
Serviço:
Aldeia Lúdica Sensorial, de 20 a 24/08, das 10h às 22h. Centro Cultural Penha – Largo do Rosário, 20 Penha. Classificação: Livre.
Aldeia Lúdica Sensorial, de 27 a 31, das 14h às 19h. Teatro Flávio Império – Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. Classificação: Livre.
TɨSADɨARÍ MA’SÃ, dia 30 das 20h às 21h e dia 31 das 11h às 11h50. Centro Cultural Penha – Largo do Rosário, 20 Penha. Duração: 50 min. Classificação: Livre.
Fulni-ô, dia 31 das 10h às 12h. Teatro Flávio Império – Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. Duração: 2h. Classificação: Livre