Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

“Romeu e Julieta” indígena marca programação cultural de agosto em SP

Confira atrações em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas na capital paulista

Por Mirela Costa
17 ago 2025, 10h00
dia-internacional-dos-povos-indígenas
Programação contará com exposições, peças de teatro e apresentações de dança (Prefeitura de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

Ao longo deste mês, São Paulo recebe atrações como peças de teatro, exposições e espetáculos de dança em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto. Confira a programação completa:

Vivências indígenas

Entre os dias 20 a 24, o Centro Cultural da Penha terá a Aldeia Lúdica Sensorial, com instalações de vivências indígenas e itens ancestrais como vestimentas sagradas, instrumentos musicais, armadilhas de caças e utensílios domésticos.

Aberta das 10h às 22h, a mostra pretende trabalhar a memória por meio do contato com os objetos expostos no local. Dos dias 27 a 31, a mesma exposição chega ao Teatro Flávio Império.

“Romeu e Julieta” indígena

No último fim de semana de agosto, nos dias 30, às 20h, e 31, às 11h, o Centro Cultural da Penha traz a peça de teatro “TɨSADɨARÍ MA’SÔ, que significa pessoas que se amam na língua Tukano. A obra é uma adaptação de Romeu e Julieta, sendo Romeu um jovem paulista da família Marinho e Julieta uma jovem indígena da etnia Tariano. O casal colocará em cena suas diferentes culturas do cotidiano indígena e de referência do universo urbano.

Cultura do povo Fulni-ô

No último dia do mês (31), o Teatro Flávio Império traz uma imersão pela cultura do povo Fulni-ô, indígenas que habitam a região de Águas Belas, em Pernambuco, e são o único grupo do nordeste que conseguiu manter viva e ativa a própria língua – o Yathê -, assim como um ritual que chamam Ouricuri e realizam em sigilo. No evento, terão rodas de conversa, danças, cantos na língua Yathê, pintura corporal e oficinas de artesanato com palha de Ouricuri, a partir das 10h.

Continua após a publicidade

 

Serviço:

Aldeia Lúdica Sensorial, de 20 a 24/08, das 10h às 22h. Centro Cultural Penha – Largo do Rosário, 20 Penha. Classificação: Livre.

Aldeia Lúdica Sensorial, de 27 a 31, das 14h às 19h. Teatro Flávio Império – Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. Classificação: Livre.

 TɨSADɨARÍ MA’SÃ, dia 30 das 20h às 21h e dia 31 das 11h às 11h50. Centro Cultural Penha – Largo do Rosário, 20 Penha. Duração: 50 min. Classificação: Livre.

Continua após a publicidade

Fulni-ô, dia 31 das 10h às 12h. Teatro Flávio Império – Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. Duração: 2h. Classificação: Livre

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês