A primeira convenção nerd das favelas volta a acontecer na capital. No domingo (30), a terceira edição da PerifaCon ocupa o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na Zona Leste, com sala de games, concurso de cosplayers (fantasias de personagens), bate-papos, exibição de filmes, quadrinhos, painéis e lançamentos. A expectativa é receber mais de 15 000 visitantes.
+Bom Retiro recebe festival de cinema das periferias do Brasil
A PerifaCon se descreve como um evento que nasceu do desejo e da dificuldade de jovens nerds periféricos frequentarem eventos geek (conceito semelhante ao “nerd”). Ir a uma grande convenção não é uma realidade para a maior parte deles. “Nem todo mundo tem dinheiro para pagar o ingresso”, diz a fundadora Andreza Delgado. Ela fala sobre como a necessidade do público que vive afastado dos grandes centros pauta a programação. “Somos um evento que conecta o que está sendo produzido na quebrada de cultura pop, mas achamos interessante também trazer as grandes marcas para gerar experiência, que é uma coisa que tem nas grandes convenções.”
É o caso da Netflix, uma das empresas patrocinadoras que terá um espaço exclusivo dentro do evento para falar sobre a série Sintonia, cujo roteiro aborda a vida de três jovens da periferia de São Paulo.
Nesta edição, a novidade é uma parceria com a SPCine, empresa de audiovisual ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que vai realizar uma mostra de curtas-metragens produzidos por jovens cineastas periféricos.
Para acontecer, a PerifaCon levantou pouco mais de 20 000 reais por meio de financiamento coletivo, além de contar com a ajuda da SPCine e de marcas parceiras. “É sempre uma questão conseguir acessar alguma verba do Estado para um evento que é tão importante”, lamenta Andreza.
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900, Jardim São Paulo. ♿ Dom. (30), das 10h às 22h. Ingressos gratuitos pelo site: ingressos.btix.app/perifacon-2023.
Publicado em VEJA São Paulo de 2 de agosto de 2023, edição nº 2852