Morre Morgan Spurlock, diretor de ‘Super Size Me’, aos 53 anos
Diretor ficou conhecido por fazer experimento de um mês em que se alimentou de comida produzida pela rede McDonald’s
O documentarista Morgan Spurlock morreu na quinta-feira (23), aos 53 anos, devido a complicações causadas por um câncer. A informação foi divulgada pela própria família.
Spurlock ficou conhecido por dirigir o filme Super Size Me: A Dieta do Palhaço (2004), que mostrou seu experimento de se alimentar apenas com comida produzida pela rede de fast food McDonald’s por um mês. A produção foi indicada ao Oscar de melhor documentário.
Chris Spurlock, irmão do diretor, lamentou a perda à revista Variety. “Morgan deu muito através de sua arte, ideias e generosidade. Hoje o mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado junto com ele”, ele disse.
Em Super Size Me, o documentarista seguiu uma série de regras e se propôs a aceitar a opção “Super Size” sempre que o atendente sugeria. Após 30 dias registrando o diário de alimentação, ele relatou ter engordado 11 quilos, sofrer de depressão e disfunção hepática.
Com apenas US$ 65 mil de orçamento, o documentário arrecadou US$ 22 milhões nas bilheterias. Morgan ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Sundance e melhor roteiro de documentário no WGA Awards.
Em resposta à repercussão, o McDonald’s removeu a opção “Super Size” da rede. Mas a obra documental também foi alvo de críticas, devido à falta de transparência do diretor sobre sua dieta.
Nascido em 1970, em Parkersburg (EUA), Morgan Spurlock formou-se em cinema pela Universidade de Nova York, em 1993, e também dirigiu Onde está Osama Bin Laden? (2008), Assim se Vende um Filme (2011) e Super Size Me 2 (2017), sobre a indústria do frango.
Casado duas vezes, ele deixa dois filhos, Laken e Kallen.