Avatar do usuário logado
OLÁ,

Morre Morgan Spurlock, diretor de ‘Super Size Me’, aos 53 anos

Diretor ficou conhecido por fazer experimento de um mês em que se alimentou de comida produzida pela rede McDonald’s

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2024, 19h18 - Publicado em 24 Maio 2024, 18h25
Morgan Spurlock em 'Super Size Me'
Morgan Spurlock em 'Super Size Me' (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

O documentarista Morgan Spurlock morreu na quinta-feira (23), aos 53 anos, devido a complicações causadas por um câncer. A informação foi divulgada pela própria família.

Spurlock ficou conhecido por dirigir o filme Super Size Me: A Dieta do Palhaço (2004), que mostrou seu experimento de se alimentar apenas com comida produzida pela rede de fast food McDonald’s por um mês. A produção foi indicada ao Oscar de melhor documentário.

Chris Spurlock, irmão do diretor, lamentou a perda à revista Variety. “Morgan deu muito através de sua arte, ideias e generosidade. Hoje o mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado junto com ele”, ele disse.

Em Super Size Me, o documentarista seguiu uma série de regras e se propôs a aceitar a opção “Super Size” sempre que o atendente sugeria. Após 30 dias registrando o diário de alimentação, ele relatou ter engordado 11 quilos, sofrer de depressão e disfunção hepática.

Com apenas US$ 65 mil de orçamento, o documentário arrecadou US$ 22 milhões nas bilheterias. Morgan ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Sundance e melhor roteiro de documentário no WGA Awards.

Continua após a publicidade

Em resposta à repercussão, o McDonald’s removeu a opção “Super Size” da rede. Mas a obra documental também foi alvo de críticas, devido à falta de transparência do diretor sobre sua dieta.

Nascido em 1970, em Parkersburg (EUA), Morgan Spurlock formou-se em cinema pela Universidade de Nova York, em 1993, e também dirigiu Onde está Osama Bin Laden? (2008), Assim se Vende um Filme (2011) e Super Size Me 2 (2017), sobre a indústria do frango.

Casado duas vezes, ele deixa dois filhos, Laken e Kallen.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade