Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Los Angeles: um roteiro alternativo para descobrir Hollywood

De livraria gay a loja de discos, cidade na Califórnia reserva bons achados para comprar, beber e passear

Por Humberto Abdo, de Los Angeles
Atualizado em 19 ago 2024, 18h09 - Publicado em 16 ago 2024, 14h00
Foto noturna de prédios iluminados e corrimão em primeiro plano
Los Angeles, Califórnia (Pix4free/Creative Commons)
Continua após publicidade

Soho House é o novo ponto de encontro (para poucos) na região dos Jardins. Recém-inaugurado com bar, restaurante e hotel no complexo Cidade Matarazzo, o clube privado só aceita membros pagantes do setor criativo, todos pré-selecionados por um comitê local.

Em países como Alemanha, Canadá e Inglaterra, onde foi criado, o grupo já existe há anos. Nos Estados Unidos, são treze endereços, quatro deles em Los Angeles — e, a convite da marca, visitamos todas elas. Na terra do cinema e do luxo, também aproveitamos para desbravar outros endereços e criar um roteiro alternativo. Confira a seguir:

+ Novo terminal de luxo será inaugurado em Guarulhos

Ares de Hollywood

Foto de casa em frente a praia com grande terraço e dois andares
Little Beach House Malibu: unidade da Soho House exclusiva para residentes (Soho House/Divulgação)

Em Malibu, a Soho House é aberta apenas para os residentes da região. Também não é permitida a entrada dos membros globais, que pagam a assinatura mais cara (de mais de 20 000 reais) para ter direito a visitar todas as unidades do mundo.

Esse é, portanto, o endereço mais restrito e exclusivo da rede. E também um dos mais charmosos, com deque voltado para a praia e localização icônica, bem ao lado do restaurante Nobu, frequentado por celebridades como Leonardo DiCaprio, Mariah Carey e Kim Kardashian.

+ Mariah Carey faz show em São Paulo em setembro; confira valores

Continua após a publicidade

O clima muda no espaço de West Hollywood, o primeiro da Soho a ser inaugurado na cidade. Instalado no topo de um prédio na Avenida Sunset Boulevard, esse é o ponto de encontro favorito para quem trabalha com cinema. Apesar de não ter piscina, spa ou academia, é o melhor lugar para apreciar a vista espetacular de L.A. durante um jantar com drinques no restaurante adornado por oliveiras.

Foto de restaurante com oliveiras no centro
Soho House West Hollywood (Soho House/Divulgação)

De lá, é possível chegar à Soho Holloway andando. Inaugurada em 2022 no coração de West Hollywood com 34 quartos de hotel, terraço, restaurante e bar, é ocupada por um público mais jovem e muitos passam o dia trabalhando ou fazendo reuniões nas áreas comuns. Assim como em toda Soho House, essa mantém uma extensa programação cultural, com apresentações musicais, festas e noites de karaokê.

+ Grupo Emiliano anuncia nova unidade de hotel-boutique em São Paulo

O movimento da região reflete bem o estilo de vida de Hollywood, famoso por cultuar o cuidado de corpo, mente e alma, seja com a profusão de academias, as muitas lojas especializadas em produtos de maconha ou nas salinhas com letreiros neon anunciando leituras de tarô e quiromancia.

Fachada de prédio branco em 4 andares
Fachada da Soho House Holloway, em West Hollywood, Los Angeles (Soho House/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para quem é fã de reality shows americanos, esse é o lugar perfeito para encontrar algumas referências, como os outdoors do novo Vanderpump Villa, um dos muitos programas protagonizados pela socialite e empresária Lisa Vanderpump — que comanda o bar Tom Tom e o restaurante SUR, ambos em West Hollywood.

Além de ter redes como Ulta Beauty e CVS e marcas como Glossier para se jogar nas compras de cosméticos e maquiagem, WeHo é conhecido como o bairro gay e boa opção para encontrar bares com preços menos salgados. As recomendações de moradores locais incluem Micky’s, Revolver, Mother Lode e Bayou, todos na Santa Monica Boulevard.

Fachada da livraria Circus of Books, em Los Angeles, iluminada em neon
Circus of Books, em Los Angeles (Facebook/Reprodução)

Na mesma avenida, vale visitar a divertida Circus of Books, livraria LGBTQIA+ que já foi tema de documentário na Netflix em Atrás da Estante. Embora tenha alguns livros eróticos e revistas pornográficas, hoje em dia ela é tudo menos livraria: o carro-chefe mesmo são os sex toys e as peças de lingerie. Criada nos anos 1960 em outro endereço, a loja vendia publicações muitas vezes banidas nos Estados Unidos e se tornou ponto turístico para a comunidade gay.

+ Sexo e a cidade: conheça quatro novidades do setor erótico em São Paulo

Continua após a publicidade

Para livros mais comportados e de todos os gêneros, a Book Soup é um destino imperdível. Nos labirintos de prateleiras, não existe a pretensão de acomodar Jane Austen com mais carinho do que uma biografia de celebridade. Todas as categorias coabitam e dividem espaço com presentinhos bibliófilos, também à venda.

Fachada de museu
LACMA, em Los Angeles (Museum Associates/LACMA/Divulgação)

São muitos os museus na cidade, mas se destacam o Museu do Oscar, inaugurado em 2021 com mais de 27 000 metros quadrados, e o LACMA, que guarda quadros históricos de artistas como Pablo Picasso, Mark Rothko e Andy Warhol. Em construção, um novo edifício assinado pelo arquiteto suíço Peter Zumthor será agregado ao museu, ainda sem data de abertura, e terá mais de 10 000 metros quadrados de espaço de galeria.

Outro marco é a Amoeba Music, lendária loja de discos com filiais em Berkeley, São Francisco e Hollywood, onde foi reaberta em novo endereço após fechar as portas em 2020. Realocada em uma esquina da Argyle Avenue, resiste bravamente com o catálogo de mídias físicas, como vinis, CDs e DVDs, além de camisetas, livros, pôsteres e memorabília.

+ Paraíso fluminense: um roteiro para visitar Búzios na melhor época do ano

Continua após a publicidade
Loja de discos com vários corredores e janelões
Amoeba: loja de discos em Hollywood (Instagram/Reprodução)

Nesse trecho, as calçadas estreladas não refletem o glamour de Hollywood, de tão sujas e desanimadas. Mas ainda rendem alguns achados, incluindo brechós como o Iguana Vintage Clothing, com araras lotadas de peças nostálgicas, estampas psicodélicas e jeans em todos os formatos.

E tem a enorme loja da Funko, dedicada aos bonequinhos cabeçudos que representam personagens famosos da cultura pop. Dividida em seções, é quase um parque de diversões para os colecionadores, com cenários de franquias como Harry Potter, Star Wars, Marvel e Rick & Morty.

No mapa

Foto de prédio de sete andares branco com tijolos
Soho Warehouse, unidade em Downtown L.A. (Soho House/Divulgação)

Longe de tudo isso fica a versão mais pulsante e descolada da Soho House, em um grande edifício em Downtown. Batizada de Soho Warehouse, a casa é distribuída em sete andares de uma construção de 1916.

Continua após a publicidade

O bairro, Arts District, já foi zona industrial e refúgio menos custoso para artistas, mas tem passado por um “renascimento” e se tornado um centro urbano moderno cheio de galerias, cervejarias e bares de coquetéis. Com muitos grafites, a estética ao mesmo tempo industrial e glamourosa é refletida por toda a Soho, servida de ampla academia, piscina com terraço e 48 quartos.

A empresa ainda fincou bandeira em mais dois pontos de Los Angeles: em Melrose fica o Cecconi’s, restaurante italiano tocado pelo chef Andrea Cavaliere; e na mesma área, entre muitas lojas de grife, funciona a Soho Home, showroom com móveis e peças exclusivas da rede. Na terra das estrelas, tudo está à venda.

+ Banca na Lapa vira ponto de encontro vendendo ‘um pouco de tudo’

Foto de banheira em quarto de hotel
Soho House Holloway: quartos com banheira (Soho House/Divulgação)
Três pratos de comida italiana e drinks alaranjados na mesa
Cecconi’s: restaurante com identidade italiana comandado pelo chef Andrea Cavaliere (Catherine Dzilenski/Divulgação)
Vista noturna de Los Angeles
Los Angeles (Adoramassey/Creative Commons)

O repórter viajou a Los Angeles a convite da Soho House

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade