Por dentro do Museu do Oscar, em Los Angeles
A Vejinha visitou o museu inteiramente dedicado aos fãs da maior premiação do cinema
A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas foi fundada em 1927, mas somente em 2021 que um Museu inteiramente dedicado à premiação do Oscar foi inaugurado. Localizado em Los Angeles, em Hollywood, o espaço de mais de 27 000 metros quadrados é um deleite para qualquer fã da Sétima Arte.
A Vejinha visitou o Academy Museum of Motion Pictures em novembro e destaca o que está sendo exibido no momento.
O espaço por si só já é impecável: o espaçoso lobby traz uma grande estatueta dourada logo na entrada e, ao lado da bilheteria, estão um restaurante e a loja oficial do museu, com diversos itens de decoração ou vestuário. Vale dizer que o preço da loja é salgado, mas vale a pena dar uma fuçada.
No primeiro andar (você pode ver a duração de cada uma no site academymuseum.org), estão exposições que abordam a importância do cinema desde a época do lançamento de Casablanca. Itens como um diário da atriz Ingrid Bergman na época das filmagens e os dois pianos utilizados no set estão à mostra.
Em outra sala, há diversos Oscars verdadeiros que foram cedidos ao museu: de Guillhermo del Toro a Clark Gable. Há também uma exposição completa sobre a franquia O Poderoso Chefão, com direito ao livro de Mario Puzzo que Francis Ford Coppola utilizou para colocar no papel suas primeiras ideias para o filme.
Há, ainda, uma ala dedicada inteiramente à filmografia da francesa Agnès Varda, e outras salas que destacam como é o processo de um roteiro cinematográfico. Sem dúvidas, um lugar obrigatório para todo cinéfilo conhecer algum dia.
Confira abaixo mais detalhes sobre o Academy Museum: