O Museu da Imigração (MI) realiza uma edição especial do festival VIVA! Itália, neste sábado (17) e domingo (18), para comemorar os 150 anos da imigração italiana e os 468 anos do bairro da Mooca. Com apoio do Consulado-Geral da Itália, o evento traz uma programação gratuita com música, dança, gastronomia, contação de histórias e exposições.
Quem abre a programação do festival, que acontece desde 2017, é o Grupo Folklorístico Stella Bianca, com a tradicional pisa da uva e um repertório musical. Outros destaques são a soprano Jayana Paiva, integrante do Opera Studio do Theatro Municipal que fará uma apresentação de voz e piano com performances de árias e canções italianas, e a Orquestra Sanfônica de São Paulo, que foi fundada em 1950 por imigrantes calabreses da família Sbrighi e é hoje administrada pela acordeonista Renata Sbrighi.
A área gastronômica inclui tenda com restaurantes servindo comes e bebes típicos.
A restauradora e conservadora da arte Flávia Siqueira também realizará uma oficina sobre arte sacra e douramento com técnicas italianas e, para as crianças, o espaço de leitura do MI preparou uma programação baseada no folclore e na cultura da península itálica, que serão tema de contação de histórias e oficina de musicalização. As crianças ainda poderão realizar um minipasseio de Vespa, moto criada no período do pós-guerra que se tornou ícone da cultura urbana do país.
A sede do Museu da Imigração, a antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, fundada em 1887, fez parte da política migratória do fim do século XIX e início do século XX, recebendo, acolhendo e encaminhando imigrantes para postos de trabalho nas lavouras e na indústria paulista. A nacionalidade mais expressiva numericamente foi a italiana, com mais de 800 mil registros de ingressos no Brasil, vindos de todas as vinte regiões da Itália.
VIVA! Itália
17 e 18 de agosto (sábado e domingo), das 11h às 18h
Grátis (com retirada de ingressos na bilheteria do Museu)
Museu da Imigração. Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca