Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Seis dicas para quem quer começar uma coleção de arte

Ariela Mansur e Natasha Szaniecki, da galeria NATA Art&Design, dão dicas práticas para iniciantes no mercado de obras de arte e design

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 fev 2025, 14h09 • Atualizado em 4 fev 2025, 10h45
Espaço NATA Art&Design: galeria em Pinheiros (Divulgação/Divulgação)
Espaço NATA Art&Design: galeria em Pinheiros (Divulgação/Divulgação)  (Espaço NATA Art&Design/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Começar uma coleção de arte pode não ser uma prática só de milionários. As galeristas Ariela Mansur e Natasha Szaniecki, da NATA Art&Design, localizada em Pinheiros, dão dicas para quem pensa em comprar obras de arte e design.

    Comece devagar

    Não adianta ter pressa e comprar por comprar. Entenda o valor que tem para aportar em obras que mexam com você de alguma maneira. Se apaixonar por uma obra de arte ou um objeto de design é o primeiro passo. 

    Acompanhe as tendências, mas desenvolva seu gosto pessoal

    Tendências dão um bom termômetro do que está acontecendo no mundo da arte. Mas sabe o que realmente importa: a sua própria curadoria. Nem sempre a peça mais cara é a que faz mais sentido para você agora. Priorize o que mexe com os seus sentimentos e siga sua intuição.

    Pesquise sobre autenticidade 

    Antes de fechar qualquer compra, certifique-se de que as obras acompanham certificados de autenticidade, o COA, que é um documento que comprova que a obra foi criada pelo artista que assina. Além disso, vale a pena entender os materiais e técnicas usados pelo artista — especialmente se você está preocupado com a conservação a longo prazo. As galerias de arte sérias sempre orientam os clientes nestes dois pontos. 

    Continua após a publicidade

    Visite com frequência galerias da sua cidade

    Vá até as galerias da sua cidade, conheça os proprietários ou curadores e aproveite para conversar com eles. Eles podem ajudar você a entender melhor as obras e orientar na hora de um investimento.

    Participe de leilões

    Leilões (tanto presenciais quanto online) são uma ótima maneira de acessar uma grande variedade de obras de arte. Além disso, é uma experiência única para quem quer explorar o mercado de uma outra forma.

    Aproveite o processo

    Não é só sobre pendurar um quadro em uma parede. Colecionar é viver a experiência, sentir a obra, curtir o processo. Lembre-se que é uma jornada pessoal e deve ser prazeroso. Não tenha pressa e aproveite cada momento. 

    NATA Art&Design. Rua Cristiano Viana, 401, Pinheiros, 91667-1082. Seg. a sex., 9h30/18h30. Dom. mediante agendamento prévio. natagaleria.com.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês