A ceia natalina reúne diversos pratos em porções para lá de fartas e, embora a comilança na data costume ser afiada, as sobras são inevitáveis. Com um pouco de criatividade, no entanto, ao invés de requentar o peru é possível reaproveitar esses alimentos em novas receitas.
Para elaborar o almoço do dia 25, consultamos alguns chefs de cozinha que deram dicas de como preparar novos pratos com os restos da ceia.
+ Das compras à decoração, um manual para organizar a ceia
+ Dicas de presentes, lojas, receitas e muito mais sobre o Natal
+ Especialistas avaliam 20 panetones de supermercado: confira o resultado
Grande estrela do jantar, o peru assume papel de coadjuvante na “fritada um pouco de tudo” de Carlos Ribeiro, chef do restaurante Na Cozinha. A receita, à base de arroz e espuma de ovos, foi criada por sua mãe, dona Walkyria, e pode mesclar a ave com pernil, tender e bacalhau. “Como a ideia é não desperdiçar, vale usar todos os restos juntos e misturados”, diz ele.
O risoto com ragu de pernil, sugerido pelo chef Alexandre Romano, do Ella., também aproveita ao máximo o corte suíno. Além da carne que aparece misturada ao arroz, o osso do animal é usado para preparar o caldo do cozimento.
Para a sobremesa, a dica é usar os panetones que sobrarem para preparar um “naked cake” (bolo pelado, sem cobertura) recheado de brigadeiro branco. O preparo do doce é fácil, fácil.
Confira abaixo: