Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Tudo de Som

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.

Episódio do Tiny Desk Brasil com João Gomes estreia no canal da NPR

Programa da versão brasileira do formato foi publicado pelo canal americano nesta segunda-feira (29), no YouTube

Por Tomás Novaes
29 dez 2025, 11h37 • Atualizado em 29 dez 2025, 11h38
joao-gomes-tiny-desk
João Gomes no Tiny Desk Brasil: primeiro episódio brasileiro (Fernanda Carvalho/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O episódio de estreia do Tiny Desk Brasil, com João Gomes, entrou na programação do canal da rádio americana NPR, fundadora do formato, nesta segunda-feira (29).

    O programa foi lançado em outubro, e conta com mais de 4,6 milhões de visualizações no YouTube. A Vejinha acompanhou a gravação do que veio a ser o primeiríssimo episódio da versão brasileira do programa de apresentações musicais gravadas em um escritório, criado em 2008 em Washington.

    Depois do artista pernambucano, o Tiny Desk Brasil recebeu artistas como Metá Metá com Negro Leo, Péricles, Céu, Ney Matogrosso, Tássia Reis, Sandra Sá, Arnaldo Antunes, Tim Bernardes, Liniker e Manoel Cordeiro com Felipe Cordeiro.

    Como o Tiny Desk ganhou uma versão brasileira?

    As conversas sobre o braço brasileiro do projeto partiram dos próprios criadores. “Eles começaram a olhar para a América Latina como o próximo destino. Tive a sorte e a felicidade de receber uma ligação de colegas dos Estados Unidos, perguntando se tínhamos interesse não hesitei, disse sim na mesma hora”, conta Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil, empresa que lidera o projeto, à frente do licenciamento e da produção.

    O Brasil é o terceiro país além dos Estados Unidos a ter uma versão oficial do programa, após Japão e Coreia do Sul. “Do ponto de vista deles, foi o reconhecimento de um potencial de se conectar mais com o público daqui. E ter mais música brasileira, trazendo ela para um público maior, porque a marca Tiny Desk dá um respaldo, é assistida em todo o mundo”, explica Bárbara.

    Continua após a publicidade

    As negociações se estenderam por dois anos, até a entrada do YouTube como parceiro, responsável pela promoção, pela distribuição e pelo modelo comercial do projeto. Duas temporadas de cinco episódios estão confirmadas e serão lançadas ainda este ano, a primeira com patrocínio da Volkswagen do Brasil e a segunda da Heineken.

    A curadoria é assinada pelos times da Anonymous Content Brazil e a produtora Amabis em diálogo com a NPR. “É uma troca criativa. Temos o pulso do mercado e do público local, e eles são uma redação de jornalistas de música muito qualificados. A gente propõe e eles dão opiniões”, explica Bárbara. O programa ainda conta com entrevistas com as atrações, feitas pela jornalista Sarah Oliveira e publicadas às quintas-feiras.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês