Ronnie Von abre as portas de sua adega com mais de 2 mil vinhos
Raridades da Europa e tinto francês presenteado por Gugu Liberato fazem parte da coleção
Apresentador admirado pelo público, Ronnie Von, 79, que fez sucesso na TV Gazeta com o programa noturno Todo Seu e hoje está à frente do matutino Manhã do Ronnie, na Rede TV!, é um apaixonado por vinhos. Tanto que chegou a fazer uma única temporada de Além do Vinho para o canal Sabor & Arte.
Em sua confortável residência erguida em um terreno de mais de 2 000 metros quadrados no Morumbi, um de seus xodós é justamente a adega de madeira e vidro com capacidade para 4 000 garrafas, precedida por uma sala de degustação tinindo de nova.
“Hoje, tenho pouco mais de 2 000 garrafas. O restante, eu bebi”, confessa.
A seleção de rótulos que nela repousam inclui tesouros como garrafas do icônico Château Petrus das safras 1993 e 1997. A esse cobiçado tinto francês somam-se outras preciosidades, como um Cheval Blanc 1996, este presenteado pelo amigo Gugu Liberato pouco antes da morte dele, em 2019, e pelo qual tem enorme apreço.
No espaço climatizado não faltam garrafas míticas de outros países como Espanha, caso do Vega Sicilia, e, de Portugal, o também lendário Barca Velha, do qual se lançam poucas safras.
+ 12 meninas e mulheres que abrem caminhos para um novo tempo
Prestes a completar 80 anos em julho, Ronnie tem um queridinho. É um Porto Colheita produzido pela Real Companhia Velha no ano de seu nascimento e que deve ser aberto em seu aniversário. O cantor, que fez sucesso nos tempos da Jovem Guarda com hits como Tranquei a Vida, Meu Bem e A Praça, guarda em potes de vidro rolhas de 6 000 garrafas que tomou ao longo da vida. “Se você me convidar para tomar um vinho, aviso antes: a rolha é minha. Coleciono todas”, garante.
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de março de 2024, edição nº 2884