Expedições de luxo: o paulistano que guia viagens exclusivas pela África e pelo Ártico
Leo Cavazzana promove expedições com roteiros para descobrir a aurora boreal e a natureza selvagem
Para encontrar a aurora boreal colorindo o céu da Noruega ou ver um elefante de pertinho na Namíbia, Leo Cavazzana é a companhia certa. Após passar dez anos registrando a natureza na África Subsaariana, ele tem atraído novos viajantes com expedições criadas sob medida para pequenos grupos.
“Gosto de ter um lugar de fala legítimo sobre o destino, então só monto roteiros de onde conheço bem”, diz.
Aventuras fotográficas
Formado em economia, o paulistano começou a viajar ainda na faculdade, em aventuras fotográficas que o levaram a locais fora da rota turística, como o interior da Namíbia.
“Tive o privilégio de acompanhar uma família de leões desde o auge até o fim da vida”, conta. “A realidade dos leões é difícil e é raro eles morrerem de velhice. Um deles conseguiu ir até o fim porque se exilou e foi sábio ao não querer mais brigas.”
De 3 000 a 6 000 dólares, as viagens são feitas em no máximo dez pessoas e as próximas serão para a África do Sul e a Bolívia — as surpresas dependem sempre do humor dos verdadeiros residentes: os animais. “Já acampei no meio de leões em uma savana e também tive que fugir de um rinoceronte correndo em direção ao nosso carro”, relembra.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de novembro de 2025, edição nº2970.
Gnomo, dedicado aos vinhos, apresenta mais de cinquenta rótulos
Prefeitura investe R$ 40 bilhões em ações em plantio e proteção ambiental
Dias muito melhores na Zona Sul
VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2025/2026: Carta ao leitor





