Gabriela Duarte se prepara para estrear primeiro solo teatral
Com preparador físico, atriz paulista fará monólogo inspirado em conto feminista

A semana de Carnaval foi de muito trabalho e ensaios para Gabriela Duarte, 50. Prestes a estrear seu primeiro monólogo, no dia 28 de março, no Teatro Estúdio, em Campos Elíseos, a atriz tem sido acompanhada por um preparador físico, já que a expressão corporal será parte essencial da peça.
“Tudo o que quero falar é por meio do meu corpo. Colocamos vários elementos do teatro físico, como dança e mímica”, conta Gabriela.
O Papel de Parede Amarelo e Eu será um espetáculo inspirado em um conto de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), publicado em 1892 e considerado um marco da literatura feminista.
No enredo, a personagem é forçada pelo marido a se isolar em uma casa de campo após ser diagnosticada com algum transtorno — que não é citado na montagem.
“Esse tem sido um dos maiores desafios da minha vida, por ser minha primeira vez sozinha no palco”, revela.
Além da experiência das diretoras Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, ela sempre mantém trocas criativas com sua mãe, Regina Duarte. “E ela está sempre querendo saber como está, pergunta ‘posso ir assistir um dia quietinha sem falar nada?’”, diverte-se.
“O texto conversa muito com meu momento de falar sobre como nós nos vemos e nos colocamos no mundo. Tudo tem culminado para falar de quem nós somos como mães, mulheres e profissionais.”
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de março de 2025, edição nº 2934