Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos

O que vai acontecer com o Prainha, tradicional bar de Santa Cecília

O bar na região central, conhecido por servir peixes e frutos do mar desde a abertura há 30 anos, corre o risco de fechar, segundo clientes

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 mar 2024, 19h15 - Publicado em 14 mar 2024, 19h06
prainha-bar
O boteco Prainha (Acervo pessoal/Veja SP)
Continua após publicidade

Com toldo azul, mesinhas de plástico e vitrine com petiscos de pescados, o Frutos do Mar Prainha, ou simplesmente Prainha, existe no mesmo ponto há trinta anos, numa esquina na confluência de Higienópolis e Santa Cecília.

Os dias do bar estão contados, dizem alguns clientes. Desde o fim da semana passada, começou a circular a informação de que o lugar, que é querido do público da região, iria encerrar as atividades. Rolou também o boato de que o bar viraria uma unidade do Jhony’s, rede no estilo “bar & lanches” que domina Santa Cecília.

Algumas pessoas me procuraram no fim de semana para saber se essas histórias eram reais. Resolvi conversar com o fundador do Prainha e um dos sócios do Jhony’s para saber a atual situação do tradicional bar.

View this post on Instagram

A post shared by Breno da Matta (@brenodamatta)

Um bar de trinta anos

Antes de saber o destino do Prainha, vale recordar a história da casa. O bar começou a operar no início de 1994 num antigo imóvel da Rua Martinico Prado, esquina com a Martim Francisco, que estava há uns anos desocupado, segundo o fundador, Ismael dos Ramos.

O lugar sempre foi focado nos petiscos do mar, sejam eles porções frias, frituras ou opções da grelha. Fazem sucesso, por exemplo, a lula à doré, a casquinha de siri, pescados marinados… Tudo “lavado” com cerveja em garrafa, caipirinhas e cachaças.

Continua após a publicidade

Muitos dos funcionários são das antigas, entre eles pessoas que trabalharam nos primórdios da casa e retornaram, entre idas e vindas.

Segundo o fundador, o bar já está na terceira geração de clientes. Nos últimos anos, percebi uma rejuvenescida no público, que tem a ver também com os novos moradores da região.

Passa-se o ponto

Agora, e sobre o fechamento?

Sempre à frente do estabelecimento, Ismael decidiu deixar o negócio. “Vou me aposentar e pretendo me mudar para Portugal”, me contou ele, que tem ascendência portuguesa. Decidiu passar o ponto.

Continua após a publicidade

Mas o bar não vai fechar, não. O fundador vendeu o negócio para um grupo de empresários que tem empreendido muito na região, os donos da rede Jhony’s.

johny's-ambiente
Salão da primeira unidade do Jhony’s, em Santa Cecília (Acervo pessoal/Veja SP)

O Prainha vai virar Jhony’s?

Os donos prometem não transformar o endereço em mais um Jhony’s (seria o sexto no bairro).  O novo bar deverá se chamar Boteco Prainha.

“É muito interessante que a gente continue com algumas coisas que já são servidas e complemente com opções do Jhony’s”, diz o sócio Toninho Jorge. Durante este mês, eles têm aprendido como o lugar funciona. Perguntei se, no novo Prainha, servirão o famoso parmigiana da rede Jhony’s. “Tem que ter”, revela. 

Continua após a publicidade

Outras mudanças estão no horário de funcionamento — o boteco vai operar também no almoço — e no ambiente — “lá é bem velhinho”, diz Toninho. A reforma deve durar cerca de dois meses.

“Pretendemos fazer uma coisa rústica, acredito que não vai lembrar o Jhony’s. Mas vai ser bem diferente do que está agora.”

Os funcionários cumprem aviso prévio e seguem até o fechamento para a reforma. Não se sabe quem vai continuar.

Até quando funciona o Prainha?

 

Ainda dá tempo de se despedir do “antigo” Prainha. A data de fechamento para os ajustes ainda não foi decidida. “Devemos fechar depois do dia 10 de abril”, prevê Toninho, do Jhony’s.

Continua após a publicidade

Frutos do Mar Prainha

Rua Martinico Prado, 344, Santa Cecília, tel. 3666-1716.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade