Avatar do usuário logado
OLÁ,

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

APTK SPIRITS produz destilados e coquetéis engarrafados

A fábrica tem entre os sócios o bartender Ale D'Agostino, que tocava o extinto e premiado bar Apothek

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h06 - Publicado em 26 fev 2021, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Faz mais de um ano que Ale D’Agostino, o bartender do ano pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018/2019, não toma conta de um balcão. E não deve voltar tão cedo, ainda que seja sócio do Apothekario, bar aberto no fim de 2020, em Paraty, onde não permanece no dia a dia.

    O novo negócio dele é outro, mas segue no ramo etílico. Desde 2019, D’Agostino vem se aperfeiçoando para montar a recém-inaugurada fábrica de bebidas APTK SPIRITS, em Perdizes. A produção de coquetéis engarrafados, que ele já mantinha há quatro anos, virou coisa grande e agora vem desse galpão de 500 metros quadrados na Avenida Sumaré, no qual passou a elaborar também destilados.

    Bitter Scar­latti: leva na fórmula 24 ingredientes
    Bitter Scar­latti: leva na fórmula 24 ingredientes (Divulgação/Divulgação)

    “O processo de encontrar um lugar que cumprisse as especificações necessárias para o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi demorado”, revela. “Investimos mais de 1 milhão de reais na empreitada”, estima o sócio Luiz Paulo Foggetti, que é um dos responsáveis pela marca de gelos especiais Ice4Pros e pelo empório Ice Lab (Rua João Moura, 1184, Pinheiros, tel. 2307-5266), que deve ser inaugurado na segunda (1º).

    A família de uma dezena de rótulos da linha Apothek — nome idêntico ao do ótimo bar que o bartender tocou de 2017 a 2020 em Pinheiros — acaba de receber mais dois, que estão entrando no mercado e já podem ser provados em bares como o Guarita.

    Continua após a publicidade
    Fábrica situada em Perdizes: com produção de bitter, gim e coquetéis
    Fábrica em Perdizes: produção de bitter, gim e coquetéis (Divulgação/Divulgação)

    O APTK Gin Nº 1, no estilo london dry, leva catorze botânicos para aromatizar o álcool, entre eles pimenta-rosa, camomila, cravo e manjericão, além do zimbro, obrigatório. O preço sugerido é de R$ 110,00 (750 mililitros). A outra novidade é um bitter, o Scar­latti (R$ 54,00, 375 mililitros), aquele tipo de aperitivo que os italianos adoram e que tem entre as marcas mais conhecidas Campari e Aperol. Leva na fórmula 24 ingredientes: ervas, frutas frescas e secas, especiarias e raízes, como açafrão-da-terra.

    O resultado — a receita foi testada mais de trinta vezes, garantem os sócios — é um líquido de amargor presente, mas que não amarra a boca. Além de fabricar as etiquetas da Apothek, a APTK faz garrafas customizadas e elabora fórmulas exclusivas para restaurantes e bares. Uma verdadeira linha de produção etílica.
    Telefone. 95055-6222.

    Continua após a publicidade

     

    Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

    Valeu pela visita! Tem alguma novidade para me enviar? Meu e-mail é saulo.yassuda@abril.com.br

    Também estou no Instagram: @sauloyassuda

    E, olha só, voltei ao Twitter: @sauloy

    Publicidade
    Publicidade