O musical O Rei Leão, em cartaz no Teatro Renault até 28 de julho, ganha versão adaptada para pessoas neurodivergentes no dia 5 de junho, quarta-feira, às 20h. A sessão também é indicada para famílias com crianças pequenas ou bebês.
Os recursos adaptados incluem luminosidade e sons reduzidos, maior flexibilidade em relação a circulação durante o espetáculo e Área de Descompressão, para acolher pessoas em crise ou que precisem de um descanso. As portas permanecerão abertas durante todo o espetáculo e uma equipe treinada por especialistas estará a disposição para atender às necessidades específicas do público neurodivergente.
A sessão também oferecerá um kit sensorial, composto por óculos de redução de luminosidade, fones de ouvido, um brinquedo sensorial (fidget toy) e cartões pictográficos com sentimentos e emoções.
Um documento antecipatório também está disponível para download. Nele, o público pode se informar sobre todos os processos que envolvem a ida ao musical: desde a verificação do RG na entrada do teatro até o momento de saída, passando também pelas estruturas do espaço, como elevadores e banheiros, e alertando sobre ocorrências que podem ser desconcertantes, como os aplausos, que podem ser evitados utilizando o fone de ouvido.