O quarto costumava ser a área mais tranquila da casa. É lá que nossos pais e avós relaxavam depois de um dia pesado, e curtiam o merecido descanso em um ambiente bucólico e geralmente muito aconchegante. Hoje, ele é apenas mais um ambiente da casa onde temos televisão, computador e outras coisas que servem pra tudo, menos pra relaxar, mas antigamente não era assim. Pensando nisso, dá pra gente relembrar os quartos de décadas atrás e listar alguns itens que dificilmente se encontra nesses cômodos hoje em dia.
- Colcha de retalhos
Elas ainda existem por aí, mas são peças de decoração da moda, vendidas prontas e preços caríssimos. Nos tempos da vovó, elas eram feitas com sobras de tecidos de casa, com toda calma e paciência do mundo.
- Interruptor tipo pera
Um fio pendurado com esse interruptor na ponta, geralmente chegando até a cama, era o modo mais simples de se apagar ou acender a luz do quarto sem precisar se levantar.
- Penteadeira
Indispensável para as incontáveis escovadas no cabelo antes de dormir.
- Banquinho estampado
O complemento certo para a penteadeira era um banquinho com assento todo estampado, que depois de usado, era encaixado embaixo do móvel.
- Rádio-relógio
Os primeiros rádio-relógios analógicos foram uma mania quando surgiram nos anos 70. Acordar com música era o desejo de todo mundo!
- Criado mudo
Duas pequenas mesas ao lado da cama foram sumindo aos poucos do cotidiano das pessoas. Hoje ainda existem alguns mais modernos e incrementados, mas aqueles antigos, de madeira escura e pés curvos são agora peça de museu.
- Penico
Antigamente era muito raro ter suítes numa casa, então a forma mais rápida de se chegar ao banheiro era ter um acessório desses embaixo da cama.
- Papel de parede estampado
Principalmente nas décadas de 60 e 70, os papeis de parede estampados deixavam os quartos mais modernos. Pelo menos na visão deles, naquela época.
- Despertador Westclox
Essa marca de despertador estava era muito comum antigamente e estava praticamente em todas as casas.
- Cadeira de balanço
O acessório que se tornou uma peça de decoração era indispensável no quarto das mamães de décadas atrás.