Os 120 anos da construção da Estação da Luz
Boa parte de sua estrutura foi importada da Grã-Bretanha, dos tijolos ao relógio da torre
Ponto de encontro de linhas da CPTM e do Metrô, a estação da Luz pode ser sinônimo do que há de mais paulistano. É assim há 120 anos, quando nosso ouro era o café. O prédio que vemos hoje foi inaugurado em 1º de março de 1901. A Luz faz parte de uma estrada de ferro que liga Jundiaí a Santos, construída pela São Paulo Railway Company. Por décadas, o trecho foi o principal canal de escoamento do café produzido no interior.
Com os estrondosos lucros da companhia, o novo terminal era uma demonstração de riqueza: boa parte de sua estrutura foi importada da Grã-Bretanha, dos tijolos ao relógio da torre. O autor do projeto é o arquiteto Charles Henry Driver. De estilo gótico, suas torres são referências diretas ao Big Ben e à Abadia de Westminster. Sofreu dois incêndios (1946 e 2015) e foi ponto de fuga em 1924, quando a capital era bombardeada na revolta paulista.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de março de 2021, edição nº 2730
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjEwODI4NTAsInRpdGxlIjoiQWxleGFuZHJlIGRlIEd1c20mI3hFMztvLCBxdWUgZCYjeEUxOyBub21lICYjeEUwOyBwcmEmI3hFNzthIGVtIENlcnF1ZWlyYSBDJiN4RTk7c2FyLCBnYW5oYSBsaXZybyBzb2JyZSBzZXUgcGFwZWwgbmEgaGlzdCYjeEYzO3JpYSBkbyBwYSYjeEVEO3MifSx7ImlkIjoxMDc5ODg0LCJ0aXRsZSI6Ik1pY2hlbCBFdGxpbiAoMTkyNC0yMDIxKSwgdmV0ZXJhbm8gZGUgZ3VlcnJhLCBleC1lc3BpJiN4RTM7byBlIGJhbnF1ZWlybyJ9LHsiaWQiOjEwMzYyOTQsInRpdGxlIjoiTGljZXUgQ29yYSYjeEU3OyYjeEUzO28gZGUgSmVzdXMgY29tcGxldGEgMTM1IGFub3MgZGUgaGlzdCYjeEYzO3JpYSJ9XQ==[/abril-veja-tambem]







