Por dentro da toca
Conheça Malu Barreto, o nome escolhido para criar o visual Mata Città
Após fundar o estúdio criativo Arara Inc e injetar um novo gás ao carnaval carioca, Malu Barreto está batendo asas em busca de novas aventuras. Depois de colecionar projetos de sucesso, como o famoso Baile da Arara e o disputado Camarote da Arara, na Sapucaí, chegou o momento de Malu Barreto alçar novos voos.
Paulistana de sangue e carioca de coração, Malu foi o nome escolhido por Alex Allard, idealizador do Cidade Matarazzo, para desenvolver o projeto do impressionante Mata Città. O “spettacolo italiano”, criado a partir da visão criativa de Allard, funciona como um filme em movimento.
A inspiração dos espaços do complexo gastronômico vem do cinema italiano das décadas de 1950, 1960 e 1970 e está em todas as partes: nas cortinas, espelhos, colunas marmorizadas, corredores envelhecidos, quadros, luminárias, cerâmicas e pinturas à mão, que passeiam por todos os lados, do chão ao teto, de uma ponta a outra.
O novo espaço, de 1.600 metros quadrados e sete ambientes diferentes, promete ser um hit absoluto na vida do paulistano e de todos os turistas que aqui desembarcam. Malu conta que foi também um grande desafio para sua carreira e para o Toca Interiores, escritório recém-inaugurado pela criativa e que une algumas de suas grandes paixões, como arquitetura, design, arte e decoração. “Escolhi esse nome porque Toca para mim, tem um significado de casa, aconchego, de algo acolhedor. Muitas coisas me inspiram – da arte à natureza, da moda ao design. Meu maior prazer sempre foi pesquisar e estudar essa imensidão que é a decoração”, explica.
Para o banheiro Tarô – o ambiente mais compartilhado pelas redes sociais – Malu convidou o artista visual Estéfano Hornhardt em uma colaboração inspirada nas cartas de baralho da região italiana da Puglia. No restaurante Cucina, o teto é repleto de pendentes que simulam ingredientes e especiarias e que remetem o espaço a um mercado vivo italiano.
Os números dos ambientes impressionam. Malu Barreto se dedicou ao espaço por dois anos e meio, desde a fundação da Toca, e colocou 1.200 livros na decoração, além de 6.800 garrafas, 1500 pratos, 150 placas de metal e 130 mini cúpulas. “Ambientar o Matta Cittá foi uma delícia, mas muito desafiador. O processo criativo foi maravilhoso e construir tudo como espelhamos nos 3Ds foi uma loucura, mas acho que conseguimos. E ficou muito mais legal do que no papel”, comemora.
É possível entender de onde vem tanta bagagem cultural e talento para criar histórias e ambientes que impressionam e emocionam. Malu estudou na Columbia University, onde concluiu um MBA em marketing e mîdia. Ainda em Nova Iorque, trabalhou no grupo LVMH, na área de marketing e varejo da Louis Vuitton, e, após quatro anos, assumiu a diretoria de marketing mundial da marca Valentino, onde ficou por oito anos, trabalhando em Nova Iorque, Milão e Roma. Depois do caso de amor com a moda, chegou a hora do universo da beleza bater mais forte. Foi diretora de marketing da Lancôme no Brasil e comandou 16 marcas na Divisão de Produtos de Luxo do grupo L’Oreal. Em 2013 fundou o Arara Inc, produtora de conteúdo e eventos, que realizou ativações para marcas internacionais no Brasil, como Jean Paul Gaultier, Carolina Herrera, Dolce & Gabbana, entre outros.
“Eu definiria Malu com a palavra generosidade. Ela pensa grande, compreende tudo a sua volta com um olhar de novas possibilidades, sempre procura enxergar novos horizontes e acredita muito nas pessoas”, conta Renata Merquior, amiga e companheira de trabalho de Malu na sua época de executiva.
“Foi assim desde a minha primeira casa, um apartamento quarto e sala minúsculo, em Nova Iorque. Consegui transformá-lo em um ambiente aconchegante onde todos os meus amigos se reuniam, e ficávamos igual arroz de sushi – tipo unidos venceremos – sem espaço pra cruzar as pernas, mas felizes”, relembra Barreto.
Malu é assim, aficionada por cores e estampas, por misturas de tecidos e padronagens, por texturas, por riqueza nos detalhes, por pessoas e viagens, por significados marcantes. Brasileira demais para ser minimalista.
*Leo Galvão é Relações Públicas, sócio da PBPR, colunista da Veja SP, ávido por novidades, não nega uma boa conversinha e gostaria de estar em todos os lugares do mundo. Quer ter 1 milhão de amigos e poder cantar.





