Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Delícia de Conta

Por Comidinhas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas de comidinhas com bom custo-benefício e notas sobre promoções que agradam tanto o paladar quanto a carteira

No Gatcha, ‘cat café’ do centro, clientes podem interagir com gatos

Endereço inspirado em casas similares do Japão foi inaugurado na Galeria Metrópole

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jun 2022, 12h35 - Publicado em 24 jun 2022, 09h12
imagem da fachada do café e de um gato
Café e gatos: clientes provam bebida e comidinhas e interagem com felinos (Gabriel Benati/Divulgação)
Continua após publicidade

O Gatcha, que abriu sábado (18) no centro, não é uma cafeteria comum. É um “cat café”. Isso significa que se trata de um endereço simpático aos felinos — de cinco a sete gatos podem morar ali e ficam prontos para ser acariciados pelos visitantes e até adotados. Esse tipo de estabelecimento, raro por aqui, é mais comum em países como o Japão, onde muita gente que não pode ter animais de estimação em apartamentos vai curtir os bichanos fora de casa.

Mas, vale lembrar, a cafeteria da Galeria Metrópole é um lugar de regras específicas. Os gatos ficam apenas no mezanino, onde há nichos, torres e prateleiras para eles, com staff que monitora o ambiente. Há recomendações que os visitantes devem seguir para o bem-estar dos animais, que vêm de uma ONG, a Abrigo Anjo Gabriel. Para interagir com felinos, é necessário pagar uma taxa que começa em 15 reais (quinze minutos).

No térreo, se situa a parte, digamos, exclusivamente humana. É lá que a galera pode tomar bebidas feitas com matchá, o chá-verde, especialidade local, como o matchá latte (12 reais; 15 reais com leite vegetal). Mas tem cafezinho também, e o expresso sai a 5 reais. Docinhos como o brownie do mesmo chá (11 reais) estão entre as pedidas mastigáveis.

Não, não é possível bebericar ou comer enquanto brinca com os bichanos. “Essas precauções foram tomadas seguindo a regulamentação adotada pela vigilância sanitária nacional”, garante o proprietário Thiago Rosa. E quer saber se pode levar seu gatinho? Sim, mas eles devem ficar na porta. “Na parte da cafeteria, animais não são permitidos. E, no mezanino, mantemos o controle de comportamento, vacinação e possíveis doenças de animais externos. Sempre oferecemos água fresca e petiscos, tanto para gatos como para cães que venham nos visitar”, conta.

Gatcha
Galeria Metrópole. Avenida São Luís, 187, centro. Segunda a sábado, das 10h às 18h.

Publicidade