Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Carta ao leitor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
Continua após publicidade

Carta ao Leitor – A força do querer

A redatora-chefe Alice Granato fala sobre a capa com o artista Pedro Vinicio, matérias sobre a música e design pernambucano e a entrevista com Tamara Klink

Por Alice Granato
26 jul 2024, 06h00
pedro-vinicio-pernambuco
Pedro Vinicios, o jovem ilustrador no studio do amigo e designer de móveis Caio Lobo e na Oficina Brennand, com esculturas em exposição (Agliberto Lima/Veja SP)
Continua após publicidade

Desde o primeiro dia em que cheguei à Vejinha, há quase seis meses, eu queria publicar esta capa. Sempre admirei muito o trabalho do Pedro Vinicio, sua abrangência e como atinge em cheio pessoas de diferentes idades e perfis. Ir a Recife conhecê-lo de perto e entrevistá-lo só fez crescer minha admiração por esse jovem talentoso e obstinado.

pedro-vinicio
Pedro e Alice Granato durante a entrevista (Margareth Lemos/Veja SP)

Para esta edição especial, Pedro Vinicio fez com exclusividade a capa, todas as artes da matéria e a Mural SP. Da nossa conversa nasceu também uma exposição em São Paulo com pinturas inéditas e uma série limitada de cinco serigrafias (que publicamos em destaque nas págs. 12 e 13). A mostra será na Livraria da Vila, com produção de Patricia Motta, do escritório de arte Glatt.

siba-cantor-pernambucano
O cantor e compositor Siba, que é de Pernambuco e vive em São Paulo (Analu/Divulgação)

Para enriquecer o trabalho e as conexões, trazemos várias reportagens sobre a terra natal de Pedro Vinicio, o cenário da música na ponte Pernambuco-São Paulo, expoentes do design, produtos de Recife e Olinda em Consumo e a história do bolo de rolo da Casa dos Frios.

Continua após a publicidade
banquinho-formiga-mestre-luiz-benicio
O Banquinho Formiga, de madeira crua, do Mestre Luiz Benício, direto do sertão (Divulgação/Divulgação)

Para fechar, outra matéria que eu sempre quis muito ter aqui: uma entrevista nas Amarelinhas com a velejadora Tamara Klink, que acaba de aportar em terra firme, feita por Humberto Abdo e ilustrada pela artista plástica Maria Klabin, que acompanhou todo o seu percurso, pintando a partir do diário de bordo da bravíssima Tamara. Navegar é preciso, persistir também. Boa leitura!

maria-klabin-pintura
Pintura da artista Maria Klabin (Maria KLabin/Reprodução)
Continua após a publicidade
tamara-klink
A velejadora Tamara Klink já está em terra firme e conversou com o repórter Humberto Abdo para as Amarelinhas (Arquivo pessoal/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 26 de julho de 2024, edição nº 2903

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade