Há algum tempo, tive o prazer de conhecer o artista plástico e visagista Philip Hallawell. Em um papo divertido, ele me apresentou alguns conceitos do visagismo e falou sobre como as cores e formas refletem o nosso jeito de ser.
Em poucos minutos, Philip apontou características importantes da minha personalidade, baseando-se apenas, disse ele, no meu cabelo e jeito de me vestir. Foi impressionante.
+ Testei o alisamento sem formol da Keune
Para ver se a teoria dele também se aplica a você, leitora, Philip desenhou exclusivamente para o blog alguns de cortes de cabelo básicos e fez, para cada um deles, uma breve descrição de personalidade. Encontre o que mais se assemelha com o seu tipo de cabelo e me diga na caixa de comentários o que achou do resultado.
Cabelo longo e ondulado
As ondulações expressam sensualidade, liberdade e disponibilidade. É atraente porque exalta a feminilidade da mulher. No âmbito profissional, entretanto, pode prejudicar a mulher que é geralmente vista como mais frágil e talvez não tão comprometida.
Cabelo repicado e com franja
O estilo expressa uma mistura de dinamismo (por causa das linhas desconexas e o corte repicado) e romantismo (por causa das leves ondulações e movimento). A franja cobrindo a testa indica que a pessoa é mais emotiva e intuitiva do que racional.
Cabelo longo e liso
As linhas retas e longas e o cabelo repartido simetricamente no meio expressam controle, organização, rigidez e, até, inflexibilidade. Por ser estar quase sempre solto, o estilo indica uma pessoa livre, sem compromissos, porém dependente. É o estilo das moças hippies dos anos 60, que contestavam a obrigação de se submeter a regras e compromissos, mas, justamente por estarem tão presas ao ideal, não eram independentes.
+ Cinco perfumarias para fazer compras de beleza em São Paulo
Em tempo…
Quero agradecer e deixar um forte abraço ao Philip pelo carinho e contribuição. Philip Hallawell era o responsável pelo programa À Mão Livre, transmitido pela TV Cultura nos anos 90. Quem lembra? Hoje ele ministra cursos sobre visagismo e tem dois livros publicados, entre eles o Visagismo Integrado – identidade, estilo e beleza (284 páginas, editora Senac), onde você pode se aprofundar no assunto.