Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

‘Via Crucis’, mostra emblemática de Darcy Penteado, retorna ao Brasil

Série de colagens em cartaz na Biblioteca Mário de Andrade faz uma releitura da Paixão de Cristo

Por Ana Mércia Brandão
22 ago 2024, 17h24
darcy-penteado-via-crucis
'Cristo flagelado é apresentado ao povo' (1966), da série 'Via Crucis' (Lamberto Scipioni/Divulgação)
Continua após publicidade

O terceiro andar da Biblioteca Mário de Andrade é ocupado pela exposição Via Crucis, de Darcy Penteado (1926-1987) até o dia 27 de outubro. A mostra, que foi exibida pela primeira vez no Masp em 1966 e já passou por Roma e Paris, retorna ao Brasil na capital paulista.

Uma das mais emblemáticas do artista, a série em exibição faz uma releitura moderna da Paixão de Cristo através de colagens e foi idealizada em Roma, na capital italiana, quando o artista morava no bairro de Trastevere, próximo ao Vaticano.

Em dez quadros de 80 cm x 80 cm, as colagens são feitas com desenhos de um Cristo estilizado com pedaços de tecido, recortes de jornal e fotos que foram deixadas na igreja de São Roque – cidade natal do artista e local de seu ateliê – por fiéis em busca de ajuda.

Os recortes incluem figuras anônimas e ilustres, entre elas Pelé e o próprio Darcy, que assistem em silêncio à crucificação de Cristo. O julgamento que antecede a morte de Jesus é presenciado por uma multidão representada por imagens de uma orgia carnavalesca.

darcy-penteado-via-crucis
‘Sepultamento’ (1966), da série ‘Via Crucis’, de Darcy Penteado (Lamberto Scipioni/Divulgação)
Continua após a publicidade

Além de artista plástico, desenhista, gravador, cenógrafo e figurinista, Darcy Penteado foi um grande nome dos movimentos LGBTQIA+ no Brasil e um dos editores do jornal Lampião da Esquina, publicação voltada para assuntos relacionados aos homossexuais que circulou de 1978 a 1981, durante a Ditadura Militar.

Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, República. 🕿 3150-9457. Seg. a sex., 9h/20h. Sáb., dom. e feriados. 9h/18h. Grátis. Até 27/10. prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma.

darcy-penteado-via-crucis
‘Cristo flagelado é apresentado ao povo’ (1966), da série ‘Via Crucis’ (Lamberto Scipioni/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade