USP concede diploma a alunos mortos pela ditadura
Iniciativa contempla 15 estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) que não concluíram os estudos
A Universidade de São Paulo (USP) concederá diplomas a 15 alunos mortos pela ditadura que não terminaram os estudos em uma cerimônia que será realizada na próxima segunda (26), no Auditório Nicolau Sevcenko.
De acordo com a universidade, a iniciativa é um “reconhecimento institucional e uma tentativa de reparação pelas violências, torturas, mortes e desaparecimentos sofridos pelas vítimas da ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985”.
Os 15 universitários estudavam na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Entre eles está Maria Regina Marcondes Pinto, que cursava Ciências Sociais e trabalhava como bancária. Ela foi companheira do hoje sociólogo Emir Sader, e atuou junto a ele na França, no Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), no Chile, e depois em Buenos Aires, na Argentina, onde desapareceu em 1976.
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjEyOTYxNDAsInRpdGxlIjoiQ29uZmlyYSBhIHByZXZpcyYjeEUzO28gZG8gdGVtcG8gcGFyYSBvcyBwciYjeEYzO3hpbW9zIGRpYXMgZW0gUyYjeEUzO28gUGF1bG8ifSx7ImlkIjoxMjk1ODI5LCJ0aXRsZSI6Iktpbm9wbGV4IHJldG9tYSBwcm9tbyYjeEU3OyYjeEUzO28gY29tIGluZ3Jlc3NvIGUgcGlwb2NhIGdyJiN4RTE7dGlzIn0seyJpZCI6MTI5NTY2OSwidGl0bGUiOiJCb2IgV29sZmVuc29uIGZheiA3MCBhbm9zOiB0b2RvcyBvcyBjYW1pbmhvcyBkbyBmb3QmI3hGMztncmFmbyBwYXVsaXN0YW5vIn1d[/abril-veja-tambem]
Emir Sader celebrou a iniciativa da universidade no X, o antigo Twitter. “A USP vai entregar diplomas post mortem aos estudantes que não conseguiram terminar o curso pela ditadura. Vou receber pela Maria Regina, minha ex-companheira”, publicou.
Lançado em 2023, o projeto “Diplomação de Resistência” é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Gabinete da Vereadora Luna Zarattini (PT) e o coletivo de estudantes Vermelhecer.







