Surgimento do hip-hop em São Paulo é tema de mostra no Sesc 24 de Maio
Exposição, curada por OSGEMEOS e outros nomes da cena, tem mais de 3 mil peças e transporta público para locais como Estação São Bento e Praça Roosevelt

HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break transporta o público diretamente para os anos 80. Mais especificamente, aos locais da capital paulista que viram a cultura do hip-hop se fortalecer na cidade, como a Estação São Bento, a Praça Roosevelt, o Parque Ibirapuera e a esquina das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, onde está localizado o Sesc 24 de Maio, que sedia a exposição, aberta nesta quinta (24).
Para isso, a mostra se vale de mais de 3 000 peças, oriundas de coleções de nomes da cena, como Nelson Triunfo e o grupo Electric Boogies, além de acervos históricos nacionais e internacionais, com registros inéditos da fotógrafa Martha Cooper — que documentou o nascimento do hip-hop em Nova York — e gravações exclusivas do artista visual Michael Holman, que imortalizou as primeiras batalhas de break. Há ainda equipamentos de som originais, flyers de bailes black, roupas de época e colaborações do Museum of Graffiti, em Miami.
Tudo isso está inserido em uma ambientação que coloca o público nos locais do agito. A área central recria a energia da São Bento dos anos 1980, com um vagão de metrô cenográfico que vai abrigar oficinas de DJ, hip-hop, graffiti, dança e rodas de conversa. A ideia dos curadores, um grupo de vozes e testemunhas do movimento composto por OSGEMEOS, Rooneyoyo o Guardião, KL Jay, Thaíde, Sharylaine, ALAM Beat e Rose MC, é enfatizar o aspecto lúdico e coletivo do hip-hop, como ferramenta de expressão nos últimos anos de ditadura militar.
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, República, ☎ 3350-6300. → Ter. a sáb., 9h/21h. Dom. e feriados, 9h/18h. Grátis. Até 29/3.
Publicado em VEJA São Paulo de 25 de julho de 2025, edição nº 2954.