Exposição de José Roberto Aguilar sobre a Amazônia abre em São Paulo
Mostra tem quinze obras de grande formato produzidas entre 2015 e 2024 pelo paulistano, que passa três meses por ano em uma casa-ateliê em Alter do Chão

Amazônia Vida, exposição do multiartista José Roberto Aguilar, inaugura na capital paulista no sábado (29), na DAN Contemporânea. Uma versão maior da mostra foi exibida na DAN Galeria Interior, em Votorantim, no final de 2024, destacada em reportagem de capa da VEJA SÃO PAULO.
Com curadoria de Fábio Magalhães, é composta por quinze obras de grande formato produzidas por Aguilar entre 2015 e 2024. Os trabalhos são guiados pelo tema da sua arte nos últimos tempos: a natureza da região Norte. “Trago como recado para o público que abrace a natureza de corpo, mente e que explore este universo como parte de um todo”, diz.
O vanguardista de 83 anos mantém, desde 2004, uma casa-ateliê em Alter do Chão, onde passa cerca de três meses por ano. Desenvolveu uma forte relação com a Amazônia e a comunidade ribeirinha. Nos outros períodos, está criando em seu ateliê no Bixiga, onde cresceu.
Caracterizadas pela espontaneidade na pintura, obtida pela aplicação rápida da tinta, suas obras exploram as dimensões físicas e simbólicas amazônicas e convidam o público a refletir sobre a relação entre natureza e humanidade, os ciclos da vida, a fluidez do tempo e a transitoriedade da existência. Sua pintura incorpora palavras, símbolos e textos. “Não somos protagonistas, mas coadjuvantes, parte de uma cultura entre milhares. A Amazônia é vida!”
DAN Contemporânea. Rua Amauri, 73, Jardim Europa, ☎ 3063- 0315. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/13h. Grátis. Até 29/5.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de março de 2025, edição nº 2937.