Fotógrafas paraenses ganham destaque em mostra no CCBB
Exposição promove um panorama de quatro décadas de produção de registros femininos na Amazônia

Cinco andares do Centro Cultural Banco do Brasil serão ocupados, a partir de sábado (8), Dia Internacional da Mulher, com obras de onze fotógrafas paraenses, que promovem um panorama de quatro décadas de produção de registros femininos na Amazônia. Projeto do Museu das Mulheres, Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará surge de um trabalho de pesquisa de mais de dez anos da curadora Sissa Aneleh.
São cerca de 160 trabalhos, incluindo fotos, jornais artísticos, propostas fotográficas, áudios e vídeos, que exploram desde a experimentação visual até a documentação social. Há nomes precursores, como Bárbara Freire, Cláudia Leão, Leila Jinkings, Paula Sampaio e Walda Marques, e da nova geração: Evna Moura, Deia Lima, Jacy Santos, Nailana Thiely, Renata Aguiar e Nay Jinknss.

As imagens revelam uma Amazônia complexa, dividida entre tradição e modernidade, vista na vida ribeirinha e urbana, nos rituais, nas festas populares e nas manifestações culturais.
No sábado, às 11h, acontece um bate-papo com Evna, Renata e Leila, sob a mediação da curadora, seguido, às 16h, por uma apresentação musical das paraenses Ellie Valente e Liége.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, centro, ☎ 4297-0600. → Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. Até 5/5.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de março de 2025, edição nº 2934.