Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Restaurante Président, do chef Erick Jacquin, é interditado

No primeiro fim de semana de autorização de abertura para o jantar, casa francesa descumpre horário e é lacrada por fiscais da prefeitura

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h23 - Publicado em 12 ago 2020, 19h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Autorizados a funcionar também no jantar desde o dia 6 de agosto, os restaurantes da capital têm de cumprir rígidos protocolos para operar. Um desses regramentos determina justamente o horário de funcionamento, limitado às 22h. Só no último fim de semana, foram autuados e lacrados 79 estabelecimentos em vários bairros da capital pela Secretaria das Subprefeituras.

    Na região da Subprefeitura de Pinheiros, estavam quatro dessas casas. Os lugares não foram divulgados. “Não informamos os nomes dos locais. Orientação da procuradoria do município”, assegurou o secretário das Subprefeituras Alexandre Modonezi. “Quando questionados confirmamos ou não.” A única exceção que veio a público foi o restaurante Président, do chef Erick Jacquin, conhecido nacionalmente como jurado do programa MasterChef Brasil, no ar pela Band.

    O endereço francês na região dos Jardins, embora cumprisse as regras de distanciamento entre as mesas, seguisse as rígidas normas de higiene e observasse os cuidados como máscaras e protetores faciais para a brigada, sofreu a penalidade por estar aberto às 22h39 do dia 8, o último sábado. A multa é de 9.231,65 reais para cada 250 metros quadrados, como informa o órgão responsável pela fiscalização. “É desrespeito ao decreto sanitário, que prevê que tenha a multa e a interdição imediata. Precisamos sanar o que está acontecendo naquele momento”, explica o secretário.

    Presidént – Erick Jacquin
    Fachada lacrada: estabelecimento ainda permanece de portas fechadas (Reprodução CNN Brasil/Divulgação)

    Tentei contato com o chef Jacquin para saber qual o valor aplicado ao estabelecimento e quando seria a reabertura, mas não obtive resposta até o fechamento desta nota. “O intuito é não prejudicar ninguém. Consultado por telefone, o estabelecimento ainda não tem a data de reabertura. O retorno tem sido rápido, no máximo em quatro dias”, garante Modonezi.

    Continua após a publicidade

    O número de estabelecimentos a desrespeitar a lei e sofrer penalidades até o momento é expressivo. No total, houve a interdição de 559 endereços desde o início da quarentena – 319 deles foram fechados depois da reabertura um mês atrás, em grande parte, por operarem fora do horário permitido. A maioria concentra-se nas Subprefeituras de Sé, São Mateus, Pirituba/Jaraguá, Guaianases, Freguesia do Ó e Aricanduva.

    Além do restaurante Président, as estatísticas incluem o bar Espírito Santo, no Itaim Bibi, multado e interditado na segunda (10). O motivo? Colocar mesas na calçada, de acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras. O estabelecimento já voltou a operar normalmente.

    Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

    Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
    Facebook: Arnaldo Lorençato
    Instagram: @alorencato
    Twitter: @alorencato

    Continua após a publicidade

    Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

    Caderno de receitas:
    + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

    Publicidade
    Publicidade